in , , , ,

Defesa Civil de Santo André presta ajuda humanitária a 100 famílias após fortes chuvas

Trabalho de assistência humanitária realizado ao longo da semana também envolveu a entrega de colchões e de cartão-alimentação

Vídeo: https://we.tl/t-9aE87OHLFE

Santo André, 6 de abril de 2025 – Após a tempestade que afetou Santo André na última segunda-feira (31), a Defesa Civil prestou assistência humanitária para cerca de 100 famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas. Desde então, munícipes receberam 1.260 itens de limpeza e higiene, 50 kits de alimentos, 84 cartões de alimentação no valor de R$ 150 e cerca de 40 colchões.

“Depois de mobilizar centenas de servidores que atuam nas equipes de drenagem, manutenção de vias, varrição, manejo arbóreo, mobilidade urbana e Defesa Civil para colocar a cidade em ordem, ajudamos prontamente as famílias que foram muito prejudicadas pela enxurrada, principalmente dos bairros Vila América e Santa Teresinha”, explica o prefeito Gilvan Junior.

A ação ocorreu com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Os kits de limpeza e higiene são compostos por vassoura, rodo, pá, saco de lixo, água sanitária, sabão em pó, pano de limpeza, álcool em gel, papel higiênico, sabonete e creme dental. 

O volume pluviométrico registrado na última segunda-feira foi, em média, de 100 milímetros. A média histórica de chuvas esperada para todo o mês de março é de 226 milímetros. Ou seja, em apenas um único dia choveu quase 50% do esperado para todo o período.

“Episódios como este são consequência das mudanças climáticas, que estão cada vez mais frequentes no mundo. Diante disso, é fundamental adotarmos medidas concretas e integradas que reduzam os riscos, protejam a população e preparem a cidade para os desafios que estão por vir”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Edinilson Ferreira dos Santos.

Em decorrência das fortes chuvas, a Defesa Civil contabilizou cerca de 130 solicitações de atendimento. “A maioria das demandas foi relacionada à queda de árvores e inundações. Também houve registros de deslizamentos, além de quedas de muros e de lajes”, explica a diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil, Priscila de Oliveira.

Não houve vítimas fatais e apenas uma família com cinco pessoas do Núcleo Nova Guaraciaba, na Vila Guaraciaba, ficou desalojada. Os moradores também receberam ajuda da Defesa Civil.

Em caso de urgência, os munícipes de Santo André podem acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

Conexão Azul emociona São Bernardo em grande mobilização pela inclusão de pessoas com TEA