Por: Eli Lima
Na manhã deste sábado (5), o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e o prefeito de Santo André, Gilvan Junior assinaram de forma conjunta a Ordem de Serviço para a revitalização das praças Herbert de Souza (Betinho) e São Sebastião na região dos Baeta Neves e Jardim Alvorada. O investimento é de R$ 2,2 milhões em Santo André, enquanto São Bernardo arcará com R$ 680 mil.
A Praça Herbert de Souza receberá série de melhorias como reforma das quadras poliesportivas, com alambrado e instalação de tela de nylon de cobertura, sendo uma delas com grama sintética e outra beach tennis, manutenção do playground, academia ao ar livre e espaço pet e implantação de pista de caminhada, além de novo paisagismo, troca da iluminação e pintura geral.
Enquanto a Praça São Sebastião terá a reformulação dos canteiros de vegetação, manejo arbóreo, iluminação em LED, implantação de campo com gramado sintético, manutenção da quadra poliesportiva, implantações de espaço pet, academia do idoso e uma pista do tipo pump track para a prática de bicicross. O prazo de entrega para ambas é de 180 dias.
Acompanhados dos vereadores, secretários e vice-prefeitas de ambos os municípios, Marcelo e Gilvan destacaram que a revitalização das praças é um começo de união entre as cidades, com um futuro com muitas obras de divisa em conjunto. Marcelo ressaltou que as obras serão realizadas com a opinião dos moradores da região para saber as principais demandas dos locais.
“Não dá para entregar o melhor para São Bernardo e Santo André se não trabalharmos juntos. As divisas fazem a diferença, estamos no Consórcio unidos pela nossa região”, destacou Marcelo Lima.
Gilvan Junior declarou que as obras são um pedido antigo dos moradores da região e que a união das duas cidades é importante, pois antes os vereadores não conseguiam fazer um requerimento. “Com a retomada do Consórcio e hoje com a parceria com o prefeito (Marcelo Lima), não tem mais divisa, tem união”, disse Gilvan.
O secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo, Fernando Longo, ressaltou a importância do trabalho entre os prefeitos: “É um marco histórico de um trabalho entre duas prefeituras irmãs, que tem uma relação muito próxima e estreita e que tinha ficado distante”. O secretário de Serviços Urbanos de Santo André, José Antonio Ferreira, parabenizou a atitude dos dois prefeitos.
Segurança na divisa em entre as cidades
Segundo o prefeito de Santo André, Gilvan Junior, ele e Marcelo Lima têm cobrado ao Governo do Estado de São Paulo, para que sejam enviadas mais viaturas para o Grande ABC. “Estamos cobrando o governador, e tem GCM de ambas as cidades, mas precisamos do apoio do Estado”, disse Gilvan.