in , ,

No aniversário de 50 anos, Pinacoteca de São Bernardo firma parceria inédita com universidade internacional

Município estabelece, pela primeira vez, colaboração com uma instituição de ensino estrangeira para desenvolver projetos de design

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Cultura, celebrou, na manhã desta terça-feira (1º/04), um marco histórico para a Pinacoteca do município: a assinatura de um termo de parceria com a universidade francesa École de Design Nantes Atlantique, em um momento muito especial para a instituição municipal, que comemora seus 50 anos em 2025. Esta é a primeira vez que a Pinacoteca estabelece uma parceria internacional, um passo importante para a projeção cultural da cidade.

O acordo permite que alunos de pós-graduação em Design da universidade francesa realizem estudos de campo na Pinacoteca, criando projetos voltados para o aprimoramento do espaço cultural. Como parte da parceria, os estudantes desenvolverão protótipos e projetos que serão doados à Pinacoteca, com a possibilidade de serem implementados na instituição, potencializando a experiência do público. A cerimônia de assinatura contou com a presença da secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis, do coordenador do curso de pós-graduação da École de Design Nantes Atlantique, Jules Riché, do presidente da Câmara Municipal, Danilo Lima, além de professores, alunos e convidados da área de design.

Durante a assinatura, a secretária de Cultura destacou a relevância desta parceria internacional para a cidade e para a valorização da cultura local. “Hoje é um dia muito especial, tanto para a cultura quanto para a Pinacoteca. Este espaço, que antes tinha pouca visibilidade, agora passa a ser reconhecido por estudantes de diversas partes do mundo. E o mais importante: eles nos escolheram. São 40 estudantes que permanecerão conosco por três meses e vêm de diferentes países da Europa, trazendo um olhar inovador para a nossa Pinacoteca”, afirmou Samara Dinis.

Jules Riché, coordenador da pós-graduação, ressaltou que a Pinacoteca de São Bernardo é um edifício fundamental para a cultura e que o design só faz sentido quando tem como objetivo a busca de melhorar o mundo. “Projetos como este são essenciais para o desenvolvimento de soluções que realmente impactam a comunidade. É uma alegria poder proporcionar aos nossos alunos essa oportunidade única de contribuir com um espaço tão significativo”, concluiu.

O grupo de estudantes da pós-graduação da École de Design Nantes Atlantique é formado por 40 estrangeiros, de diferentes nacionalidades. Charlotte Gardiné, estudante francesa, está no Brasil pela segunda vez. “Escolhi estudar parte do curso no Brasil e vejo a Pinacoteca como um espaço para poder explorar, descobrir com um olhar diferente, com um olhar mais profundo.” A francesa Lizig Behaeghel, que não conhecia o país, afirmou que a experiência de conhecer e estudar no Brasil, além de explorar a Pinacoteca de São Bernardo, está sendo enriquecedora. “Foi uma excelente oportunidade de pensar em soluções para tornar o espaço mais atrativo e acessível, além de promover uma maior interação com a comunidade. Estamos muito animadas em poder trabalhar com um espaço tão importante e, ao mesmo tempo, desafiador.”

PINACOTECA 50 ANOS – No ano que a Pinacoteca de São Bernardo completa meio século, a secretária da Cultura também ressaltou a importância da parceria com a universidade internacional para a projeção da cidade: “São Bernardo ganha visibilidade, a cultura ganha novas oportunidades e essa troca fortalece nossas relações institucionais. Em um ano que celebra as relações entre Brasil e França, São Bernardo se posiciona à frente no campo da cultura com essa parceria histórica.”

Entrega de kits maternidade para mães reforça humanização no Hospital da Mulher de São Bernardo

Programa Cidade da Mobilidade leva educação no trânsito para 1,3 mil alunos da Rede Municipal em São Caetano