Nísia Trindade visitou o Hospital de Clínicas, elogiou programas municipais e discutiu novos investimentos para ampliar atendimentos e reduzir filas na rede pública
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou na tarde desta segunda-feira (17/2) o Hospital de Clínicas de São Bernardo, acompanhado do prefeito Marcelo Lima e de comitiva da pasta, reconhecendo avanços recentes na cidade. Durante o encontro, a ministra reafirmou parceria do governo federal com a gestão municipal e elogiou programas locais, além de discutir novos investimentos para ampliar atendimentos e reduzir filas na rede pública.
Nísia conheceu as instalações do equipamento, verificando as áreas de ortopedia e otorrinolaringologia, e examinou a operacionalização na cidade da oferta de cuidados integrados, estratégia que faz parte do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE).
O PMAE garante recursos financeiros federais para as secretarias estaduais e municipais de saúde, tendo como foco tornar o acesso do paciente às consultas e exames especializados o mais rápido possível e menos burocrático.
“Equipamento importante, construído por pessoas que hoje fazem parte do governo federal, e é fundamental que as ações na unidade tenham continuidade para benefício da nossa população. Vemos que há uma grande sintonia entre o trabalho que vem sendo feito em São Bernardo e os objetivos do Ministério da Saúde”, pontuou a ministra. O Hospital de Clínicas faz parte do Complexo Hospitalar de São Bernardo, junto com outras três unidades.
Nísia destacou ainda que a visita busca aproximar o governo federal de São Bernardo, enaltecendo a iniciativa do Programa Caravana da Saúde como planejamento para reduzir o tempo de espera e, assim, humanizar os atendimentos, quando citou como desumano longos períodos de fila para exames e cirurgias e consultas.
O prefeito Marcelo Lima agradeceu a ministra por abrir as portas do governo federal às prefeituras, visitando esse equipamento que, pela estrutura, pode atender toda a região, desde que haja os recursos disponíveis para o custeio. “A equipe de Saúde está muito focada em realizar tudo o que foi apresentado no plano de governo e, agora, o momento é de ação e diálogo, não existem mais lados nem bandeiras partidárias”, frisou o chefe do Executivo, ao solicitar apoio para ampliação de leitos, tomógrafo, mamógrafo, construção de três novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), novas ambulâncias e um “odonto móvel”, para levar atendimento para bairros mais afastados da região central.
A Secretaria de Saúde de São Bernardo apresentou para a ministra pleitos de recursos para a saúde da cidade, alguns deles com processos já em curso e outros que estão sendo requisitados agora, em um valor total de R$ 97,4 milhões.
A atividade contou também com as presenças da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério, Ana Estela Haddad, do secretário de Atenção Especializada à Saúde da pasta, Adriano Massuda, do secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, da secretária adjunta da pasta no município, Fernanda Penatti e do diretor técnico do Hospital de Clínicas, Dr. Luiz Júnior Noyama. No trajeto, a ministra conversou com equipes e pacientes que estavam sendo atendidos.
Dr. Jean Gorinchteyn apresentou os dados da Caravana da Saúde, lembrando as filas que foram encontradas: 21.940 para exames e 72.615 de consulta, por exemplo. Apenas neste fim de semana foram realizados 5.172 atendimentos, tendo como objetivo zerar a fila na cidade. “O diálogo com o Ministério da Saúde vai ajudar neste processo de resolver as filas e atender as pessoas de maneira humanizada e com qualidade.”