Texto: Eliwelton Lima, direto de Brasília
O secretário de Segurança Urbana de São Paulo e ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, fez sua primeira agenda oficial como líder da pasta na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta quarta-feira (12). A visita teve início no Supremo Tribunal Federal para tratar de assuntos de sua da secretaria paulistana.
Além disso, o secretário visitou o deputado federal Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, o deputado federal e presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi, e o novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil).
Orlando destacou algumas parcerias da Secretaria de Segurança de São Paulo com o Governo Federal: “Nós já assinamos um convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Justiça, que é o córtex para a gente possa identificar placas de veículos roubados que entrarem na cidade de São Paulo”, explicou
GCM’s nas escolas de São Paulo
Lançado na última semana, o programa GCMs nas Escolas contempla 20 escolas municipais da cidade de São Paulo com agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Orlando falou sobre a repercussão do novo programa de segurança:
“O prefeito Ricardo Nunes nos deu a oportunidade e lançamos o projeto-piloto, mas a intenção é que seja expandido. Ele teve uma aceitação muito importante como foi em São Bernardo do Campo quando fui prefeito”. De acordo com o secretário, novos programas serão colocados, entre eles, um já está sendo estruturado para combater pancadões e haverá novidades neste primeiro semestre.
Próxima etapa do Smart Sampa
O maior programa de videomonitoramento da cidade de São Paulo, o projeto Smart Sampa, reconhece criminosos nas ruas da cidade. São mais de 23 mil câmeras de reconhecimento facial. Orlando falou que a nova etapa do programa será o reconhecimento de placas de veículos.
“A próxima etapa será o de placa de veículos que já está sendo introduzido. Acredito que até o fim de fevereiro já deva iniciar esse procedimento. O prefeito e o governador pediram para que a gente amplie a questão das tornozeleiras. Então já tem novos desafios para colocar em pratica”.