in , , , , , , , ,

Marcelo Lima se reúne com secretária estadual para buscar investimentos contra enchentes

Marcelo Lima, representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em encontro no Palácio dos Bandeirantes
Foto: Brenner Oliveira / Prefeitura de São Bernardo do Campo

Texto: Matheus Godoy

Visando mais investimentos para amenizar os efeitos das chuvas, o prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Marcelo Lima (Podemos), participou de uma reunião estratégica com a secretária estadual Natália Resende, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira (10), e teve outros prefeitos e representantes de regiões do estado.

Assim como na reunião realizada no dia 03 de fevereiro, o encontro de representantes serviu para definir estratégias para amenizar os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado, com projetos de drenagem e gestão de resíduos. As prefeituras e consórcios estão elaborando os projetos e, de acordo com a líder da pasta estadual, a prioridade de análise de execução e obtenção de recursos será dos consórcios regionais.

“Sob diretriz do nosso governador, estamos fazendo estas reuniões em consórcios”, explicou Natália Resende. Ela ainda falou sobre o prazo para readequar os projetos elaborados pelas cidades. “A gente viu o que estava dando problema. Os prefeitos (via Consórcio) vão reapresentar as propostas em fevereiro para ter as aprovações e acessos a recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), comentou.

O representante do Grande ABC, Marcelo Lima, destacou que o plano regional de macro e microdrenagem está sendo atualizado para atender todas as cidades que compõem o colegiado.

“Estamos elaborando em conjunto um plano regional que contempla todas as cidades do Consórcio. Não podemos apenas pensar em obras pontuais para solucionar a questão da drenagem. Precisamos de um planejamento amplo e integrado para que esse problema seja resolvido de forma definitiva”, disse Lima, informando também que o plano será enviado ainda em fevereiro.

A reunião ainda enfatizou a obra do Piscinão do Jaboticabal, que está sendo construído na divisa de São Paulo, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. O equipamento tem previsão de entrega para dezembro deste ano e beneficiará 1,5 milhão de pessoas na região.

“Hoje conseguimos presenciar mais uma vez que o Consórcio é fundamental para fortalecer a nossa região. Nós temos um grande diálogo entre o Estado e as sete cidades do ABC, assim podemos antecipar e receber recursos fundamentais para solucionar a questão da drenagem em nossa região”, completou o prefeito de São Bernardo do Campo.

Fundo Social de Ribeirão Pires abre inscrições para curso de Eletricista Instalador

Santo André recebe audiência pública sobre concessão das linhas 10-Turquesa e futura 14-Ônix