in , , ,

Prefeitura de Diadema realiza mutirão contra a dengue na região Oeste

Ação casa a casa será realizada no sábado (08/02) e reunirá cerca de 60 trabalhadores das UBSs Conceição, Serraria e Parque Real

O segundo mutirão da campanha “Diadema contra a dengue” será realizado no sábado (08/02), na região Oeste do município, com concentração às 8h na Unidade Básica de Saúde (UBS) Serraria. A ação reunirá cerca de 60 trabalhadores, entre eles agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias, das UBSs Conceição, Serraria e Parque Real.

O objetivo é intensificar o trabalho já realizado na cidade com ações de combate à dengue de casa a casa, com busca ativa para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, principal espécie transmissora dos vírus da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

A Secretaria Municipal da Saúde orienta que a população receba as equipes, que estarão uniformizadas e identificadas com crachás da Prefeitura ou da SPDM. Além disso, reforça que a principal prevenção é cada um fazer a sua parte, com uma vistoria semanal para evitar água parada nas residências e locais de trabalho.

“Tivemos uma excelente adesão no lançamento da campanha e contamos com a participação de todos nesta grande luta que é o combate à dengue”, afirmou o secretário da Saúde, Antonio Carlos do Nascimento.

No mutirão, caso necessário, os agentes disponibilizarão telas para colocação em caixas d’água sem tampa ou danificadas.

Vacinação
Durante o mutirão no sábado, das 8h às 12h, a vacinação contra a dengue estará disponível na UBS Serraria para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Dentro dessa faixa etária, quem já teve dengue pode se vacinar, mas é preciso esperar seis meses. É importante que pais ou responsáveis compareçam com documento de identificação e a caderneta de vacinação do menor. Além disso, as demais vacinas também estarão disponíveis para atualização da caderneta de vacinação na UBS Serraria.

O esquema vacinal da dengue é composto de duas doses, com intervalo de três meses. A segunda dose é muito importante e fornece a proteção contra a dengue. Após a vacinação, a equipe de saúde indicará a data para retorno e finalização do esquema vacinal.

De segunda a sexta, a vacinação está disponível nas 20 UBSs. Confira os endereços das UBSs em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Lançamento
A campanha “Diadema contra a dengue” foi lançada no sábado, dia 25 de janeiro, com mutirão na região sul do município, que envolveu trabalhadores nas UBSs Inamar, Eldorado e Paulina. Foram 672 imóveis visitados pelas equipes, que orientaram, verificaram se havia recipientes com água e eliminaram focos.

Casos
Desde o início deste ano, até 05 de fevereiro, Diadema registrou 159 casos notificados, sete casos confirmados e nenhum óbito por dengue. Em 2024, foram 10.656 casos e 11 óbitos por dengue.

Denuncie
A população pode denunciar potenciais criadouros do mosquito da dengue pelos telefones 0800 770 4348 ou 156 ou ainda pelo aplicativo de celular Colab.

Serviço:
Mutirão da campanha “Diadema contra a dengue” – região Oeste
Dia: 08/02 (sábado), 8h às 12h.
Local da concentração: UBS Serraria – Av. Lico Maia, 803.

A UBS Serraria estará aberta para vacinação contra a dengue e demais vacinas no período do mutirão.

Equipe ambiental de Ribeirão Pires realiza quase 300 operações em janeiro

Avião de pequeno porte cai na Avenida Marquês de São Vicente

Avião de pequeno porte cai na Av. Marquês de São Vicente, em São Paulo