in , , ,

São Bernardo lança programação de cursos de empreendedorismo em parceria com o Sebrae

Ação promovida pela Prefeitura atenderá gratuitamente mais de 200 munícipes ao longo do mês de fevereiro, incluindo atividades de marketing, redes sociais e ligadas à área administrativa

Com aula inaugural simbolizando a retomada das atividades, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, em parceria com o Sebrae, deu início nesta terça-feira (04/2) à programação de cursos gratuitos de empreendedorismo. A atividade abordou a importância do marketing e das redes sociais para quem deseja abrir ou expandir um negócio. A iniciativa, que vai ocorrer ao longo de fevereiro, tem a expectativa de atender mais de 200 empreendedores da cidade, oferecendo capacitação em áreas estratégicas, como planejamento de negócios, fluxo de caixa e gestão.

O evento de abertura da programação foi realizado no plenarinho da Câmara Municipal, e contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, além de representantes do Sebrae, do setor empresarial e da imprensa. Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre estratégias de divulgação e fortalecimento da presença digital, um dos principais desafios enfrentados por quem busca crescer no mercado atual.

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, ressaltou a importância da qualificação para fomentar o empreendedorismo e criar novas oportunidades. “Todas as ações que contribuam com o empreendedor serão bem-vindas em nossa cidade. Eles são um pilar fundamental para o crescimento da economia e a geração de empregos. O Sebrae é um grande parceiro nesta missão de capacitar nossa população”, destacou.

O secretário Rafael Demarchi pontuou que a Prefeitura segue investindo em políticas públicas de fortalecimento do setor. “Programas como esse oferecem ferramentas para que os empreendedores tenham conhecimento suficiente para alcançar sua independência. Nosso objetivo é capacitar e criar novos postos de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de São Bernardo”, afirmou. O titular da pasta ressaltou também que, neste ano, cerca de 5 mil pessoas serão atendidas pelo programa.

O presidente regional do Sebrae no ABC, Vinicius Agostinho Nóbrega, reforçou o significado da parceria para impulsionar o empreendedorismo na cidade. “Sabemos que essa colaboração é essencial para fortalecer a competitividade dos negócios locais. Hoje, temos a oportunidade de formar novos empresários. Após o curso, os participantes estarão mais preparados para se desenvolverem como empreendedores, o que é uma demanda constante da Prefeitura para estimular a criação e o crescimento de novas empresas”, sustentou.

OPORTUNIDADES – Além de apoiar empresários já estabelecidos, o curso também ajuda pessoas que ainda não possuem um negócio a darem o primeiro passo para empreender. Osvaldo Segantini, de 60 anos, é recém-aposentado e viu no curso uma oportunidade para iniciar seu próprio negócio. Ele se inscreveu em diversos módulos para estruturar sua atuação como soldador. “Encontrei no curso a chance de aprender como gerenciar um projeto que é meu. Busquei a Sala do Empreendedor para entender como poderiam me ajudar e fiz minha inscrição. Estou muito feliz e aprendendo coisas valiosas”, contou.

Já a artesã Patrícia Barbosa descobriu cedo sua vocação para a produção manual. Aos 8 anos, começou a fazer pequenas peças em casa e, pouco tempo depois, transformou esse talento em profissão. Para alavancar suas vendas e expandir seu negócio, procurou o Sebrae e se inscreveu nos módulos do curso. Seu objetivo é aumentar seus ganhos e conquistar independência financeira para sua família. “A Sala do Empreendedor e o Sebrae chegaram no momento certo. Estava buscando formas de desenvolver minha profissão e encontrei nos cursos exatamente o que precisava. Estou saindo da aula com muitas ideias e novas estratégias para crescer. Recomendo essa iniciativa para todos.”

Os interessados em participar dos cursos devem ter 18 anos ou mais, porém, não é necessário ter CNPJ, e não há a exigência de residência em São Bernardo. As inscrições estão disponíveis por meio do link: https://forms.gle/cPEHaRZuNzg8BxAy9 ou através do site: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sdect/cursos-e-eventos

Programação de fevereiro

  • 04/02 – Comece a planejar o marketing de sua empresa! (08h30 às 12h30) AULA FINALIZADA
  • 11/02 – Comece a organizar sua ideia de negócio! (08h30 às 12h30) INSCRIÇÕES ENCERRADAS
  • 17/02 a 21/02 – SUPER MEI – Primeiros Passos de Gestão (Descomplique) (08h30 às 12h30)
  • 18/02 – Faça fluxo de caixa e saiba para onde vai seu dinheiro (13h às 17h)
  • 25/02 – Influenciador Digital: Comece a fechar parcerias e monetizar (08h30 às 12h30)

GCM de São Caetano prende homem por violência doméstica no Bairro Nova Gerty

Prefeito Marcelo Lima nomeia Julinho Fuzari como líder de governo na Câmara de SBC