Texto: Matheus Godoy
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se encontrou com 55 prefeitos do estado de São Paulo em uma reunião do Gabinete de Crise nesta segunda-feira (03), no Palácio dos Bandeirantes. O tema central foi o impacto das chuvas no território paulista e as possíveis medidas para amenizar os impactos causados pelo clima.
Na reunião, a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, informou que o governo disponibilizou R$ 64 milhões em investimentos de drenagem. Agora fica a expectativa para que as cidades apresentem os planos de drenagem nos próximos dias.
Entre os participantes estava o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), que falou sobre a atuação do executivo municipal para conter os impactos causados pelas chuvas.
“Estamos trabalhando intensamente para a rápida recuperação dos prédios, terrenos e, principalmente, das famílias atingidas de alguma maneira. Desde o início das ocorrências, estivemos monitorando a situação e atuando ao lado da Defesa Civil para minimizar os danos em São Bernardo”, explicou.
O prefeito são-bernardense ainda falou sobre a importância do Consórcio Intermunicipal para a realização de ações conjuntas na região. “A atuação do Consórcio tem sido essencial para a criação de soluções eficazes. Graças a esse planejamento conjunto, conseguimos não apenas antecipar medidas preventivas, mas também fortalecer a busca por investimentos que garantam a segurança da população”, disse.
Mortes causadas pelas chuvas
O estado de São Paulo já registrou 18 mortes desde o início de dezembro do ano passado, quando começou o período mais chuvoso. Na noite do último sábado, um idoso morreu após ficar preso dentro de um veículo na Rua Prece, na Vila Prudente, zona leste da capital. O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu.
Várias cidades estão sofrendo com o alto volume de chuva. Cajamar, por exemplo, teve 100 residências atingidas por uma inundação no último sábado. Já em Franco da Rocha, duas mil pessoas sofreram com a água apenas no último final de semana.