in , ,

São Bernardo se destaca em Segurança entre as cidades entre 500 mil a 1 milhão de habitantes

Foto: Omar Matsumoto / Prefeitura de São Bernardo do Camp
Foto: Omar Matsumoto / Prefeitura de São Bernardo do Camp

Texto: Matheus Godoy

Uma pesquisa divulgada pelo indicador MySide, em seu Anuário 2024, mostra que São Bernardo do Campo é o município mais seguro do Brasil com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. O levantamento utiliza dados da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O ranking considera a taxa de óbitos violentos a casa 100 mil habitantes. São Bernardo registrou 8,4 a cada 100 mil habitantes, ficando à frente de São José dos Campos-SP (8,7), Osasco-SP (8,9), Ribeirão Preto-SP (9,3), Sorocaba-SP (9,7), Joinville-SC (10,3) e Uberlândia-MG (10,4).

A cidade do Grande ABC também teve resultados melhores que algumas capitais, como Florianópolis-SC (10,0) e Cuiabá-MT (16,2).

Por outro lado, a cidade mais insegura do país é Japeri, na Baixada Fluminense, que apresentou 191,7 mortes violentas por 100 mil habitantes.

“Os números mostram que São Bernardo tem se tornado uma cidade mais segura para se viver. Isso está baseado, principalmente, na atuação eficiente das forças de segurança na nossa cidade. A GCM de São Bernardo é referência nacional, com trabalho integrado às polícias Militar e Civil. A nossa gestão irá trabalhar para reforçar a sensação de segurança em todas as regiões e, para isso, teremos operações especiais com frequência”, exaltou o prefeito Marcelo Lima (Podemos).

Equipe da GCM de Ribeirão Pires apreende pássaros silvestres

GM completa 100 anos no Brasil e ratifica investimentos em São Caetano