Em reunião com secretário estadual, prefeito solicitou implantação de AME, regionalização do CROSS e apoio no custeio do novo Hospital São Lucas
O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, foi recebido nesta quinta-feira (23) pelo secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva, para dialogar sobre projetos da Prefeitura para o setor. Acompanhado do secretário de Saúde da cidade, Clovis Volpi, Guto apresentou propostas de ampliação e fortalecimento da rede pública de atendimento que contemplaria, além de Ribeirão Pires, municípios vizinhos.
“Apresentamos ao Governo do Estado a proposta de implantação de AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em nossa cidade, utilizando a estrutura do antigo Hospital e Maternidade São Lucas. Para o novo São Lucas, que terá 100% dos serviços em funcionamento até abril, solicitamos apoio para o custeio, uma vez que a unidade absorve demanda de atendimento também de cidades vizinhas”, destacou o prefeito Guto Volpi.
Em 2024, o Hospital e Maternidade São Lucas realizou 588 partos. Do total, 34,69% dos atendimentos foram para moradoras de Rio Grande da Serra (148), Mauá (34), Suzano (15), Santo André (6) e São Paulo (1). Já no novo prédio da unidade hospitalar, no bairro Santa Luzia, estão em funcionamento 11 leitos de UTI – serviço inédito na cidade e que também atenderá demanda de outros municípios, além de outros serviços de internação em enfermaria e exames.
“Nesse sentido, também reforçamos a proposta defendida pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC de criação de CROSS Regional, para a regulação de vagas por consultas e procedimentos dentro dos serviços disponíveis nas sete cidades. Os moradores ganham com isso e o uso dos recursos públicos se torna mais eficiente com a adoção deste modelo”, disse Guto Volpi.
Os projetos apresentados pelo prefeito Guto Volpi serão avaliados pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo.