Texto: Matheus Godoy
As novas gestões de Santo André e São Bernardo do Campo reforçaram uma demanda dos antigos prefeitos da região: a construção de uma linha de metrô que interligue o Grande ABC à capital paulista. Em entrevista ao podcast De Olho no Poder, do portal Gazeta de São Paulo, o andreense Gilvan Junior (PSDB) afirmou que é preciso iniciar as obras.
“A construção do metrô ultrapassa gestões, não é do dia para a noite, mas é preciso iniciar as obras”, explicou o chefe do executivo. Vale lembrar que as conversas para a construção da linha metroviária na região foram intensificadas em 2019, quando o então governador, João Doria (na época pelo PSDB), cancelou a Linha 18-Bronze e deu lugar ao BRT, que ainda não foi entregue.
Durante o podcast, o tucano explicou que pretende usar o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para cobrar o governo estadual. “O que queremos, com o Consórcio, é conversar com o governador para colocar a região do ABC como prioridade. É isso que vamos fazer”, detalhou.
Em nota enviada ao próprio Gazeta de São Paulo, a prefeitura de São Bernardo confirmou que está em “diálogo constante com o Governo de São Paulo” e acompanha os avanços do projeto.
Cabe ressaltar que ainda não há previsão de início das obras da linha metroviária. A Linha 20-Rosa interligará a zona sul de São Paulo, na região do Sacomã, com os bairros Taboão e Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo. Em Santo André estão previstas outras cinco estações: Afonsina, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André (essa última interligando com a CPTM, na linha 10-Turquesa).