Texto: Matheus Godoy
O esporte brasileiro está se despedindo de um dos grandes atletas de sua história, o sul-caetanense Arthur Zanetti, que anunciou a aposentadoria neste domingo (12). Aos 34 anos, o medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012 confirmou que continuará colaborando com a modalidade, mas desta vez como treinador.
Ao programa ‘Esporte Espetacular’, da TV Globo, o campeão das argolas explicou que as lesões foram as principais causas da aposentadoria. “Por mim eu continuava muito mais tempo, mas tem que ter um bom senso, tanto da mente quanto do corpo. Eu decidi, é difícil, dar um basta nessa parte de atleta porque queria, mas o corpo tá falando, e vou respeitar, porque não quero outras lesões, não quero me tornar uma pessoa idosa que praticamente não consegue sair da cama por causa de dor”, disse.
A decisão foi tomada após conversas com a família e com o treinador Marcos Goto, um dos grandes responsáveis pelo sucesso da ginástica brasileira. Além do lugar mais alto do pódio, em 2012, Zanetti conquistou a prata nos Jogos do Rio 2016, novamente nas argolas. Em 2021, na edição de Tóquio, o brasileiro ficou fora do quadro de medalhas, terminando na oitava colocação.
Na edição do ano passado, nos Jogos de Paris, infelizmente o sul-caetanense passou por uma cirurgia no braço esquerdo e não pôde disputar uma vaga. “Logo quando fiz a cirurgia, falei: ‘Quero continuar’. Me recuperei, comecei a treinar, mas vi que meu corpo já não está respondendo do mesmo jeito. Então a cirurgia foi uma parcela, mas os últimos três anos foram um basta”, desabafou o campeão.
Novo capítulo como professor
Apesar de ter parado como atleta, Arthur Zanetti continuará colaborando com o esporte brasileiro. Na mesma reportagem, o ginasta informou que recebeu um convite para ser professor e técnico no SERC Santa Maria, ginásio da cidade do Grande ABC, onde treina desde os sete anos de idade.
“Agora aposentado da ginástica, mas não longe da ginástica. Tive a oportunidade, fui convidado aqui por São Caetano para começar a dar treino para escolinha. Era um dos meus objetivos ser treinador. Vai ser uma coisa nova pra mim, estou com muito medo, mas estou muito ansioso, muito feliz por essa oportunidade”, complementou Arthur Zanetti.