in , ,

Educação de Santo André destaca práticas exitosas realizadas na rede municipal

Evento realizado nesta sexta teve como foco compartilhar ações que contribuem para o reforço de aprendizagem dos estudantes

Santo André, 6 de dezembro de 2024 – Um encontro especial que teve como objetivo reconhecer e valorizar os trabalhos exitosos e desafios superados na rede municipal de ensino durante o ano letivo. Assim ocorreu, nesta sexta-feira (6), o III Colóquio de Práticas Exitosas do programa Toda Criança Tem Direito de Aprender (TCDA), realizado pela Secretaria de Educação de Santo André, por meio da gerência dos Centros Educacionais Santo André (Cesas).

Quem prestigiou o evento, além de participar das dinâmicas em grupo, conferiu ainda a Mostra das Ações Complementares 2024, com banners e materiais produzidos pelos alunos e as equipes educadoras.

O programa Toda Criança tem Direito de Aprender foi criado a partir da necessidade de diminuir os impactos causados pela pandemia, reforçando a aquisição do sistema de escrita alfabética, assim como o desenvolvimento pleno dos estudantes da rede municipal de Santo André em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.

A iniciativa é realizada nos Centros Educacionais de Santo André, espaços constituídos por Emeief, creche, centro comunitário, biblioteca e em algumas unidades há estrutura com piscina.

Durante o evento, o gerente dos Cesas, Márcio Fernando Ribeiro, destacou a importância dos equipamentos na Educação. “Aqui nos Cesas contamos com mais de 25 modalidades de atividades, além da realização do TCDA e outros projetos e programas que realizamos. São espaços transformadores em que acontecem grandes ações”.

Homenagem – Na ocasião, Sonia Mara Agi Lino, da Secretaria de Educação de Santo André, agradeceu a todas as equipes envolvidas pela contribuição e empenho durante o ano letivo.

“O TDCA não é um simples projeto. É mais que um programa, é uma política pública implementada pela inesquecível professora Cleide Bochixio à frente da Educação de Santo André. Recebi a missão de dar continuidade e fazer vale cada momento desse programa a pedido dela e assim segui”, destacou emocionada.

“Fiquei pensando em muitas formas de agradecer a todos pelos avanços e conquistas até aqui, então mais que um presente físico, eu trouxe a presença da filha da professora Cleide”, anunciou.

Muito emocionada, a filha de Cleide Bochixio, Lucimara Bauab Bochixio, parabenizou mais um ano de sucesso nas atividades. “Falar da minha mãe e entrar nos equipamentos que promovem as ações que ela implementou é motivo de muita emoção. Ela sempre foi visionária e acreditou na Educação, porque Educação molda caráter e contribui para uma sociedade mais forte”, concluiu.

Cine Lyra recebe lançamento do documentário “As nascentes de Paranapiacaba e os ingleses”

Santo André moderniza 3 mil pontos de iluminação em parceria com a Enel