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Central de Cadastro Único está em novo local

Serviço atende a população agora na Avenida Antônio Piranga, no maior e mais acessível prédio do antigo INSS

Nesta segunda-feira (02/12), a Prefeitura de Diadema inaugurou a nova sede da Central de Cadastro Único, a antiga GECAD (Gestão de Cadastros, Programas e Benefícios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS), na Av. Antônio Piranga, 1.138 – Centro. A Central é responsável pela realização de cadastros dos programas sociais vinculados ao SUAS referente ao município, ao estado e à federação, como o Bolsa Família e o BPC, além do cadastro do cartão SOU para idosos, pessoas com deficiência e outros cartões especiais.

Luciane Oliveira dos Santos, coordenadora da Central de Cadastro Único, explicou que o novo prédio, além de ser de mais fácil acesso, bem ao lado da linha dos trólebus, é muito mais acessível, contando com rampas de acesso, banheiro acessível e atendimento todo no térreo. “Para o Cadastro Único, o primeiro atendimento continua sendo pelos CRAS, onde o cidadão é orientado quanto aos benefícios aos quais a pessoa tem direito e os documentos necessários e, em seguida, é agendada sua vinda aqui. Já para o cartão SOU, o atendimento é direto na Central, das 7h às 17h.”

O novo espaço possibilitará atendimento mais qualificado à população, assim como melhores condições para os profissionais do serviço. “O local é mais amplo, mais arejado, e a acústica é bem melhor,” resumiu a coordenadora, lembrando que os questionários de cadastro envolvem muitas perguntas feitas nos atendimentos e todos falando ao mesmo tempo incomodava muito antes. A Central de Cadastro Único conta com 17 guichês de atendimento e atende cerca de 3.000 pessoas por mês.

“Ficou bem melhor”
O público aprovou. Elaine Cristina Moura, 59, do Serraria, já tinha ido na Central no antigo prédio e elogiou novo local. “Ficou bem melhor, aqui é maior, logo na avenida. Da primeira vez que fui no antigo endereço eu até me perdi, mas aqui não. E lá era apertado, mal dava pra respirar.” Ela, que estava indo fazer a atualização do seu Bolsa Família, ainda comentou que o atendimento estava até mais rápido. “Melhorou muito mesmo.”

“A transferência da Central de Cadastro Único para o novo espaço faz parte de um conjunto de mudanças que temos implementado ao longo da nossa gestão para atender melhor e de forma mais ágil e confortável a população,” afirmou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania Márcia Barral. “Dentre as medidas que temos implementado estão: a implantação do CRAS Móvel, que atende diretamente aos munícipes nos territórios com agendamento prévio; a agilização de atualizações cadastrais, por meio de contratação de empresa para realizar atualizações e visitas em domicilio; aquisição de equipamentos de informática mais modernos entre outros.”

A Central de Cadastro Único fica na Av. Antônio Piranga, 1.138 e atende de segunda a sexta, das 7h às 17h. O agendamento é feito via CRAS.

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