Texto: Matheus Godoy
O prefeito eleito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), anunciou os cinco primeiros secretários de sua gestão na cidade. O chefe do executivo promoveu uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira (29) para divulgar os nomes. Ele estava acompanhado da futura primeira-dama Zana Lima (PMB) e da vice Jessica Cormick (Avante).
Para a Saúde, considerada a pasta de maior relevância do município, o prefeito escolheu Jean Gorinchteyn, que ficou conhecido pelo enfrentamento da Covid-19 na gestão estadual de João Doria. O futuro titular da secretaria é médico nos hospitais Albert Einstein e Emílio Ribas, professor de infectologia na Universidade de Mogi das Cruzes, e embaixador do Instituto Trata Brasil.
Quem ganhou uma pasta na gestão foi o ex-vereador Rafael Demarchi, que até cogitou concorrer à prefeitura pelo Partido Novo. Ele comandará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo. Cabe ressaltar que o antigo legislador é administrador de empresas, e tem MBA em Gestão Estratégica pela FGV e Gestão Pública na Faculdade Sebrae.
Para a Cultura, a escolhida foi Samara Dinis, servidora pública de carreira, que tem experiência na administração pública, e é referência na promoção de políticas públicas educacionais.
O engenheiro civil Francisco José Carone Garcia será o líder da Secretaria de Transportes e Vias Públicas. O escolhido tem mais de 40 anos de experiência em construção civil e tem especialização em infraestrutura urbana.
Na Chefia de Gabinete, Marcelo Lima escolheu Juliane Nakamura, que é formada em Direito desde 2015, e trabalhou por onze anos no setor privado.