in , ,

Santo André realiza primeiro Encontro Literário Andreense nesta sexta

Teatro Municipal recebe programação formada por palestras, workshops, mesas de debate, intervenções, lançamento e exposição de livros; atividades são gratuitas

Santo André, 19 de novembro de 2024 – A literatura vai tomar conta do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence nesta sexta-feira (22), a partir das 8h30. Tanto o palco, quanto o saguão e o auditório Heleny Guariba vão receber as atividades do primeiro Encontro Literário Andreense (ELA), até as 20h30.

O evento vai reunir estudantes, apaixonados por literatura, além de atuais e futuros escritores em uma programação formada por palestras, workshops, mesas de debate, intervenções, lançamento e exposição de livros, feira de economia criativa e sarau. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

A intervenção “Pele e Poesia”, da escritora e arte-educadora Michelle Lomba, recepciona o público a partir das 8h30, no saguão do Teatro Municipal. A cerimônia de abertura acontece às 9h no Teatro Municipal, com a presença de cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino e a entrega simbólica de um e-book que reúne as produções literárias que resultaram do Festival Estudantil de Contos e Poemas. A iniciativa envolveu alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de 20 escolas municipais.

As unidades receberam os escritores que realizaram palestras e atividades de estímulo à escrita e à criatividade com os estudantes. O resultado deste trabalho será publicado no formato e-book, que será disponibilizado na Biblioteca Digital da Rede de Bibliotecas de Santo André. Dois alunos vão ler suas poesias durante a abertura do ELA.

Na sequência, a programação traz a discussão “Mecanismos de organização social na área da cultura e literatura”, às 10h30, com uma mesa formada pelo quadrinhista, arte-educador e finalista do 32º HQMix – o Oscar dos quadrinhos –, Diogo Mendes, pelo presidente da Academia de Letras do Brasil de São Paulo, Luciano Petricelli, e a ativista do campo do direito à literatura e fundadora da Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André, Marilena Nakano.

Simultaneamente, o auditório Heleny Guariba vai receber a escritora Márcia Quinto, com a roda de histórias baseada em seu livro “Laila e a Chupeta Viajante”, a partir das 10h30.

Às 11h30 acontece a primeira das cinco palestras programadas para o primeiro ELA, quando o autor Ricardo Herisa apresenta o tema “Como as palavras podem mudar o mundo”, juntamente com as intervenções poéticas “Pano de Chão”, “Guerra” e “Talvez”, no auditório Heleny Guariba.

“Drummond: quando Itabira vira mundo ou quando o local é universal” é o tema da palestra das 13h, que será ministrada por Luiz Henrique Gurgel, mestre em letras pela USP que, em sua dissertação, aprofundou-se nos poemas de Carlos Drummond de Andrade.

A escritora, designer gráfica e editorial Isabela Veras ministra a palestra “Da inspiração à impressão: os caminhos da publicação de um livro”, às 14h30, no auditório Heleny Guariba.

A palestra das 15h vai abordar o tema “Crônicas do Tamanduateí e a literatura possível”, ministrada pelo escritor e jornalista andreense Marcelo Mendes no palco do saguão do Teatro Municipal. Às 16h, o escritor, arte-educador e ambientalista Carlos Lotto ministra a última palestra do dia no auditório.

Às 17h30, a escritora e compositora Larissa Germano ministra o workshop “O que me inspira”, no saguão do Teatro Municipal. Na sequência, às 18h30, o workshop será sobre “Criação de roteiros de quadrinhos – narrativas sobre os territórios da cidade” com o roteirista Victor Zanellato, também no saguão do Teatro Municipal.

EDUARDO LEITE SOLICITA ANTECIPAÇÃO DA OPERAÇÃO NATAL SEGURO

Secretaria de Desenvolvimento é a Casa do Empreendedor em Diadema