Texto: Matheus Godoy
O município de São Bernardo do Campo conheceu neste domingo (27) o novo prefeito para os próximos quatro anos. Trata-se do antigo vice-prefeito Marcelo Lima (Podemos), que conquistou a vitória nas urnas após derrotar o deputado federal Alex Manente (Cidadania). O novo mandatário será auxiliado pela sargento Jessica Cormick (Avante), que será a vice.
Apontado como favorito em várias pesquisas eleitorais, Marcelo Lima conseguiu o êxito nas urnas com aproximadamente 55% dos votos. Por outro lado, Manente fechou a disputa com 44% da preferência do eleitorado são-bernardense.
No segundo turno, o futuro prefeito da cidade contou com apoio do atual chefe do executivo Orlando Morando (PSDB), que viu a candidata governista e sobrinha Flavia Morando (União Brasil) naufragar no primeiro turno. Marcelo e Orlando trabalharam juntos por seis anos na prefeitura e chegaram a trocar farpas durante a campanha.
Alex Manente perde outro pleito no segundo turno. O mesmo aconteceu em 2016, quando foi derrotado por Orlando Morando. Em 2012, terminou na segunda colocação no primeiro turno, quando Luiz Marinho (PT) foi reeleito no município.