Diante do alerta de chuvas e ventos fortes previstos para os próximos dias e final de semana, a Defesa Civil de Diadema orienta a população a adotar cuidados redobrados para a prevenção de acidentes.
Assim como na tempestade do último dia 11 de outubro, a cidade pode estar sujeita a diversos problemas que podem ser evitados. Algumas ações contribuem muito na preservação da vida e de bens materiais em situações de eventos climáticos extremos.
Seguem algumas orientações:
- Evite passar sob árvores e estacionar veículos próximos a elas. O risco de queda é muito maior em situações de chuvas e ventos fortes.
- Verifique as condições de portas, janelas e telhados das casas. Se precisar, cubra áreas expostas com lonas plásticas, amarrando bem firme.
- Mantenha as crianças, idosos e animais de estimação dentro de casa e em segurança.
- Evite realizar atividades físicas nas ruas e parques durante as chuvas e, se estiver ventando muito, só saia de casa se for realmente necessário.
- Prepare lanternas, velas e fósforos para o caso de faltar energia. A prefeitura estará atuando firmemente para que a Enel restabeleça as ligações que eventualmente caírem.
- Em caso de necessidade, acione a Defesa Civil (4072-9239 ou 199, de telefones fixos), Corpo de Bombeiros (193), GCM (4044-0260/0261/0262) ou SAMU (192) para atendimentos emergenciais.
- E, principalmente, mantenha a calma e procure abrigar e orientar pessoas que estejam em dificuldades.