in , , , , , , , , ,

Candidatos completam um mês de campanha eleitoral; região do ABC tem equilíbrio em pesquisas

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Texto: Matheus Godoy

A campanha eleitoral completou um mês nesta segunda-feira (16) e vários candidatos às prefeituras do Grande ABC apertam o passo para o pleito, que acontece no dia 6 de outubro. Grande parte dos municípios da região estão com disputas bem acirradas, segundo as últimas pesquisas eleitorais, enquanto em outros há nomes que começam a ganhar distância dos outros concorrentes.

Cabe ressaltar que o segundo turno está marcado para o dia 27 de outubro. Apenas as cidades com mais de 200 mil eleitores registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderão ter o returno. Ou seja, aqui no ABC, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra será decidido em um único pleito.

Veja a situação de cada cidade do ABC

Diadema

O município de Diadema tem quatro candidatos à prefeitura: o atual prefeito José Filippi (PT), Taka Yamauchi (MDB), Márcio da Farmácia (PODE) e Gesiel Duarte (Republicanos). Os dois primeiros são os favoritos, de acordo com a última pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada no dia 5 de setembro.

Em uma reedição do segundo turno de 2020, Filippi e Taka estão tecnicamente empatados. O empresário tem uma pequena vantagem com 40,1% das intenções de votos, enquanto o atual prefeito aparece com 39,3%. A pesquisa entrevistou 720 eleitores e tem grau de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mauá

A cidade de Mauá tem cinco candidatos disputando o cargo máximo do executivo. O prefeito Marcelo Oliveira (PT) tenta a reeleição, enquanto Átila Jacomussi (União Brasil) tenta retornar ao cargo após passagem conturbada pelo Paço entre 2017 e 2021. Sargento Simões (PL), José Lourencini (PSDB) e Amanda Bispo (UP) tentam entrar no cargo pela primeira vez.

Embora não tenha uma pesquisa divulgada desde o início do pleito, a cidade tem tido discussões bem quentes no período eleitoral. Inclusive Átila Jacomussi está novamente enfrentando problemas com a Justiça. O Ministério Público Eleitoral (MPE) manteve a decisão da 217ª Zona Eleitoral de Mauá, que indeferiu o registro de candidatura do ex-prefeito.

No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu um efeito suspensivo, nesta segunda-feira, para Átila Jacomussi, que novamente poderá concorrer ao cargo na prefeitura.

Santo André

Na cidade andreense, o candidato da situação Gilvan Junior (PSDB) tem ampla vantagem sobre os demais concorrentes em praticamente todas as pesquisas divulgadas até aqui. No Instituto Paraná Pesquisas da última sexta-feira (13), o tucano apareceu com 40,4% das intenções de votos. Outros três concorrentes aparecem empatados tecnicamente: Bete Siraque (PT), Luiz Zacariaz (PL) e Eduardo Leite (PSB), todos entre 13,4% e 12,1%.

Já o levantamento do Data News, divulgado neste domingo (15), aponta que Gilvan Junior está isolado com 35,4% das intenções. Eduardo Leite aparece em segundo, com 17,6%, e Bete Siraque na sequência, com 11,6%. A margem de erro é de 3,48 pontos percentuais para mais ou para menos.

Cabe ressaltar que essa vantagem ainda não é suficiente para evitar o segundo turno no município.

São Bernardo do Campo

Após oito anos com Orlando Morando (PSDB) à frente da prefeitura, São Bernardo do Campo terá de escolher um novo chefe do executivo em outubro. O deputado federal Alex Manente (Cidadania) e o ex-vice-prefeito Marcelo Lima (Podemos) aparecem empatados tecnicamente nas pesquisas mais recentes de intenções de votos.

Na última quinta-feira (12), a pesquisa Vox informou que Marcelo Lima aparece com uma pequena vantagem, com 29,6% das intenções. Enquanto Manente apresentou 25,1%, dando um empate técnico no levantamento. O petista Luiz Fernando aparece com 19,4%, enquanto Flávia Morando (PSDB) tem 16,4%.

Por outro lado, o levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado no dia 6 de setembro, informou que Alex Manente estava na dianteira com 27,9% das intenções. Marcelo Lima aparece com 22,6%, Flávia Morando com 18% e Luiz Fernando com 17,3%.

São Caetano do Sul

Com uma única pesquisa divulgada até o momento, São Caetano tem o candidato da situação, Tite Campanella (PL), tomando a dianteira nas intenções de voto. Segundo o levantamento do Vox Populi/REPÓRTER, realizado entre os dias 26 e 29 de agosto, o vereador seria eleito com 46%. Fabio Palacio (PODE) aparece com 16%, enquanto o petista Jair Meneguelli tem 7%.

Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Em Ribeirão Pires há quatro nomes na disputa: Gabriel Roncon (PP), Guto Volpi (PL), Renato Foresto (PT) e Ricardo Abílio (NOVO). O candidato do Partido Liberal tenta se manter na prefeitura por mais quatro anos.

Já em Rio Grande da Serra também há quatro candidatos à prefeitura: a atual prefeita Penha Fumagalli (PSD), Marcelo Akira (PODE), Akira Auriani (PSB) e Aarão Edmundo Jardim Teixeira (DC).

© Tânia Rêgo / EBC

Setembro Amarelo: campanha de prevenção ao suicídio

Central de Abastecimento Farmacêutico do Complexo Hospitalar de Clínicas ganha novo espaço