Primeiro final de semana tem programação repleta de música, teatro, cinema e gastronomia; atrações são gratuitas
Santo André, 16 de julho de 2024 – Começa neste sábado (20) um dos maiores festivais de inverno do país, o Festival de Inverno em Paranapiacaba, que neste ano chega à 23ª edição prometendo levar arte, música e boa gastronomia para as vielas da vila inglesa. O evento será realizado nos dois últimos finais de semana de julho, dias 20, 21, 27 e 28.
A programação cultural do sábado terá início às 10h30, com apresentação da Banda Lira na plataforma do Expresso Turístico para receber os visitantes que chegam de trem com músicas clássicas, populares internacionais e sucessos da Música Popular Brasileira.
Às 11h a banda de jazz Vitrola Manouche abre os trabalhos no palco do Mercado, um dos três palcos que recebem atrações no festival, e o Trio Beijo de Moça, de forró, toca com Kleber Albuquerque, encerrando a programação deste palco, às 16h.
No outro palco, o da Rua Direita, a programação começa às 14h, com a primeira edição itinerante do projeto Canja com Canja, até as 19h. A iniciativa, que acontece mensalmente no saguão do Teatro Municipal, reúne músicos e bandas interessados em se apresentar e dar uma “canja” para mostrar seu som.
Ainda no sábado, o palco do Viradouro recebe a palhaça argentina Julieta Zarza, com o espetáculo de mágica e palhaçaria para adultos e crianças “Planeta Zulpeta”, abrindo a programação ao meio-dia, seguida da Companhia do Bagaço com o divertido espetáculo “Quem não sabe, faz ao vivo”, às 14h, e a Cia O Pequeno Teatro do Mundo, com o espetáculo de marionetes que conta a história dos artistas circenses idosos do “Grande Circo Grandevo”, às 16h.
Já no domingo (21), a programação começa às 10h30, com o projeto Nex. Arte recebendo os visitantes com a intervenção Poemas de Amor, na plataforma do Expresso Turístico. Às 11h, a banda Cambuci da Serra se apresenta no palco do Mercado. No palco da rua Direita, quem dá início aos trabalhos é a banda de rock Take 9001, às 12h. Mas para quem preferir conferir a expressão da cultura brasileira, no palco do Viradouro, também ao meio-dia, acontece a festa do folclore Folia de Reis São Francisco de Assis.
A programação segue variada durante todo o domingo nos três palcos principais, com apresentações de diversos estilos musicais não só de rock e MPB, mas também forró, reggae, ritmos caboverdianos e hip hop. Mas não é só nos palcos que haverá programação – as atrações estarão pelas ruas, na biblioteca e no Cine Lyra.
Itinerantes – A primeira atração itinerante do Festival será Tatila Collin, que a partir das 11h percorre as ruas Vila com o projeto “Amor à Primeira Vinda”, fazendo registros audiovisuais dos visitantes de Paranapiacaba, no sábado. E o pessoal do Coletivo Baque CT promete envolver o público com a apresentação de coco de roda, uma dança de roda, ciranda e ritmo da região Nordeste do Brasil, a partir das 13h. Ainda no primeiro dia do festival, a Cia Terezinha de Contação de Histórias realiza a intervenção “Quadras Encantadas”.
Para quem preferir ir no domingo, a primeira atração itinerante também será às 11h, com a intervenção “Balaio de Gnomo” da Trupe Trickster, seguida da “Chuva de Poemas”, uma intervenção do grupo Grifo Teatro, às 15h.
A programação da biblioteca Biblioteca Ábia Ferreira Francisco começa no sábado, com contação da história “Encantando as lendas brasileiras”, às 13h, seguido do teatro de bonecos da Cia PlastikOnírica, às 15h. E no domingo a programação começa às 11h com o workshop sobre composições musicais “Por dentro da Composição” com Leándro Màttos e Robson Batuta, seguida do sarau “Vozes que Ecoam”, e a contação das “Histórias de Caxambu”, às 15h.