in , , , ,

Diadema se prepara para Conferência das Cidades

Etapa municipal vai encaminhar propostas para as políticas de desenvolvimento urbano do governo federal

A Prefeitura de Diadema se prepara para participar ativamente da 6ª Conferência das Cidades com o objetivo de contribuir na elaboração de diagnósticos e construção de políticas públicas federais que apontem ações e soluções ao desenvolvimento urbano, com avanços em temas importantes para os moradores da cidade como habitação, mobilidade e saneamento.

A Conferência é uma iniciativa do Ministério das Cidades e o tema é ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’.

A etapa municipal será realizada em 15 de junho na Fábrica de Cultura de Diadema reunindo os movimentos populares, trabalhadores por suas entidades sindicais, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais, além de gestores e administradores públicos e legislativos.

“Essa etapa é um espaço efetivo de participação dos municípios na elaboração e execução da política de desenvolvimento urbano do governo federal, e nossa preocupação é reunir todos os setores sociais de Diadema”, disse Patrícia Cavalcanti, secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, coordenadora do evento.

A Conferência será realizada depois de um hiato de dez anos e ela carrega a marca da retomada da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano como habitação, regularização fundiária, saneamento básico e mobilidade urbana.

“Esses temas são muito caros para Diadema e temos especial interesse em encaminhar novas políticas públicas e ações sobre acessibilidade, sustentabilidade ambiental e emergências climáticas”, comentou Patrícia.

Governo Lula retoma parceria de desenvolvimento urbano

Ela recordou que ter voz na política nacional de desenvolvimento urbano habilita o município a participar dos programas de investimentos, crescimento e desenvolvimento urbano, como está acontecendo com Diadema durante o governo Lula.

Patrícia citou, como exemplos, os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Periferia Viva, que vão requalificar os núcleos habitacionais do Jardim Gazuza e do Jardim Marilene, a retomada do programa Minha Casa Minha Vida para a construção de dois conjuntos habitacionais e a continuidade do programa Revitaliza Diadema.

Diadema terá Dia D contra poliomielite neste sábado (08/06)

Em ação ostensiva no Jardim Santa Rosa, GCM de Ribeirão Pires prende 14 suspeitos de tráfico de drogas