Curtas e longas-metragens estarão disponíveis com recursos de acessibilidade; ingressos poderão ser retirados presencialmente ou de forma online
Diadema recebe no próximo sábado, dia 25 de maio, na Praça PEC CEU Das Artes, o evento “BikeCine”. Trata-se de um cinema itinerante com uma experiência cultural colaborativa, ecológica e inclusiva. A programação contará com curtas e longas-metragens diversos com linguagem acessível. A atividade é uma parceira do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC SP), a empresa mineira de aço ArcelorMittal e os ingressos poderão ser retirados no local, uma hora antes do evento, ou pelo site
O secretário de Cultura de Diadema, Camilo Vannuchi, destaca que receber na cidade projetos gratuitos de cinema é uma forma de democratizar o acesso. “Todos nós sabemos que os preços dos ingressos dos cinemas convencionais são abusivos e acabam elitizando a arte. Então, decidimos tentar essa nova dinâmica, para que os munícipes possam aproveitar esse momento de lazer com os amigos e com a família”.
A proposta do BikeCine é diferente e abrange todos os públicos. Serão 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar por meio do pedal de mão, para que as crianças, os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida também possam contribuir.
Toda força gerada é consumida no momento para alimentar o projetor inflável e o sistema de som. Caso não haja luz o suficiente para continuar a exibição, os ciclistas serão convidados a se revezarem.
“É uma grande alegria levar pra população esse novo projeto que reúne tantas pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta” conta Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine. “Cultura, entretenimento, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão entre os temas que queremos discutir com o BikeCine”, completa.
A programação no município inicia com exibição de filmes curtas-metragens variados, com recursos de acessibilidade. Depois, será passado o filme “Nosso Sonho”, que mostrará a trajetória da icônica dupla Claudinho e Buchecha.
Serviço
Bike Cine
Dia 25 de Maio
19h e 20h
Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 254, Serraria
Programação
19h – Curta-metragens com recursos de acessibilidade.
20h – Nosso Sonho: uma cinebiografia baseada na vida da dupla Claudinho e Buchecha.