Mediante execução no bairro, cidade chega a 98% do sistema modernizado, gerando maior claridade e sensação de segurança, além de economia ao erário
Em etapa que alcança índice próximo à conclusão da modernização do parque de iluminação pública da cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Orlando Morando, concretizou nesta segunda-feira (13/5) nova fase do Programa Mais Luz ao implantar sistema de LED no Parque Imigrantes, região do Batistini. Mediante finalização da medida no bairro, o município atinge 98% de execução do projeto (50 mil luminárias), previsto para impactar todas as vias até fim de maio.
O prefeito Orlando Morando anunciou a ação no Parque Imigrantes em frente à EMEB Paulo Morando, unidade que leva o nome de seu avô. A implantação de LED tem investimento da ordem de praticamente de R$ 600 mil no bairro, o que corresponde à troca de quase 300 luminárias, em substituição às antigas lâmpadas de vapor de sódio. A intervenção contempla 18 vias, impactando pouco mais de oito quilômetros de extensão na região.
O avanço do programa se soma a outras medidas efetivadas no bairro, localizado às margens da Rodovia dos Imigrantes. “Seguindo à risca nosso compromisso, estamos nos aproximando de 100% de São Bernardo em LED e, desta vez, chegando com o Mais Luz no Parque Imigrantes. Aliás, o bairro está recebendo o maior investimento em infraestrutura da história, desde que ele foi fundado. Reestruturação, calçamento de ruas, saneamento básico, proteção de taludes, entre outros serviços.”
A execução dos trabalhos ocorreu no período de três dias. O anúncio do chefe do Executivo se deu ao lado do secretário municipal de Obras e Planejamento Estratégico, Mauro Valeri, que destacou a eficiência da medida para qualidade de vida dos moradores, bem como melhorias à cidade. “Programa de extrema importância para São Bernardo, que gera mais luminosidade às vias, proporciona maior sensação de segurança para pedestres e motoristas, além de economia aos cofres públicos”, pontuou o titular da Pasta responsável pela ação.
Essa etapa do Mais Luz contemplou, entre as vias, as ruas Cotegipe, José Martins Fernandes, Manaus, Paraíba, Ceará Mirim, da Passarela, Deoclécio Alves Moreira, do Acre, Florestal, Goiânia, Itaipu, Juruá, Mato Grosso e Simon Bolivar.
AÇÕES ANTERIORES – Antes de impactar o Parque Imigrantes com o Programa Mais Luz, a Prefeitura de São Bernardo concluiu, em sua última fase, a iluminação de LED na região do Grande Alvarenga, incluindo Parque Ideal, Parque dos Químicos, Jardim Novo Horizonte, Jardim Nova América, Jardim Cruzeiro do Sul, Parque Jandaia, Jardim Primavera e Jardim Porto Novo. A etapa compreendeu investimento no valor de R$ 1,1 milhão, envolvendo 73 vias na região – cerca de 18,6 quilômetros de extensão.