Texto: Eliwelton Lima
Ex-vereador e ex-prefeiturável quase eleito em 2020 é o entrevistado do quadro “Fala Cidadão”
O pré-candidato a prefeito da cidade de Rio Grande da Serra pelo PSB, Akira Auriani em entrevista exclusiva ao grupo Exata&Evolução no quadro “Fala Cidadão”, falou sobre a sua carreira na política. Em 2020, Akira até então vereador, concorreu a prefeito da cidade do ABC, perdendo por apenas 431 votos para Claudio da Geladeira (PSDB).
Criticas a atual gestão de Rio Grande da Serra
A atual gestão da prefeitura de Rio Grande da Serra está sob o comando da prefeita Penha Fumagalli (PSD), cargo assumido em 2022, após o ex-prefeito, Claudinho da Geladeira ter sofrido impeachment. “A Penha iniciou o mandato dela junto com o Claudinho da Geladeira, não tem diferença entre os dois. Desde o começo este mandato absorveu uma desorganização, e uma falta de planejamento para as ações da cidade. Passaram quatro anos desse grupo e a gente vê que a cidade afundou com tudo que eles fizeram, nós temos uma péssima saúde, uma falta de valorização aos profissionais da educação, sensação de insegurança. Então a cidade não só desandou como afundou”, afirmou Akira Auriani em relação ao comando da atual gestão.
Neste ano, o político confirmou a sua pré-candidatura a prefeito e espera que o seu Plano de Governo para o cidadão rio-grandense-da-serra faça diferença. “Nas 7 cidades do ABC somos a única cidade que faz um plano de governo participativo. Toda quarta-feira discutimos um tema: educação, saúde, entre outros. A minha passagem como vereador foi importante, porque compreendemos toda a realidade. Então um plano de governo participativo, onde vocês escuta o morador e depois organiza um planejamento de curto e longo prazo”, afirmou Akira.
Na última eleição, Akira concorreu à prefeitura de RGS pelo Partido PSB. Em 2024 não vai ser diferente, mesmo com os rumores no fim de 2023 sobre uma mudança de partido. O socialista explica o principal motivo de continuar no partido. “O vínculo que eu tenho com o Caio França e Márcio França, que foram duas pessoas que me ajudaram a manter o partido nas eleições de 2020, mesmo havendo muitos pedidos para que o partido saísse do nosso lado e fosse para outros candidatos. Então houve uma construção entre nossas parcerias, para que hoje a gente permanecesse no PSB”, disse.
O político, mesmo com a formação partidária do PSB, traz para a próxima eleição a inclusão e composição de outros partidos, como Avante, Solidariedade e PDT. Akira garante que essa construção dentro do município traz quase 100 novos pré-candidatos, passando por treinamento. Além de ajudar no diálogo com o governo do estado e do Governo Federal.
Akira Auriani destaca o apoio de personalidades importantes do meio político na sua campanha, como o prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB). “O Alex Manente e o Paulo Serra me abriram portas no ABC. O apoio deles e da deputada Ana Carolina Serra são bem importantes porque houve uma construção para um diálogo com a região”, comentou.
Voz das Mulheres
Em relação à presença de mulheres na política, Akira Auriani evidencia o papel da mulher no seu plano de governo e argumenta que terá uma mulher como vice. “Temos um grupo chamado ‘Mulheres em Movimento’, que fortalece as mulheres dentro do nosso time. Hoje no ABC são poucas mulheres que participam ou são eleitas. Então damos uma construção para que todas possam disputar uma eleição. Como vereador há quatro anos, aprovei lei para as mulheres, mas é preciso um local de fala. O nosso grupo caminha para que a nossa vice-prefeita amanhã seja uma mulher e temos um nome que é a Vilma Marcelino. Ela é assistente social, 20 anos da APAE, conhece a realidade da cidade e tem um olhar sobre as pessoas. É de gente assim que precisamos”, concluiu Akira.