in , , ,

GCM de Ribeirão Pires participa de treinamento para operar Muralha Paulista

Treinamento é realizado por agentes da PM; ao todo, 35 guardas participaram do curso

Agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires participaram na manhã desta sexta-feira (3) de treinamento para operar os programas da Muralha Paulista, sistema do Governo do Estado que aperfeiçoa o Detecta. O curso ocorreu na sede da Guarda.

O treinamento foi realizado por integrantes da PM (Polícia Militar) do Estado de São Paulo, que detém parte da tecnologia e também da operação do programa. Conforme informações da GCM de Ribeirão Pires, 35 agentes estarão aptos a operar o sistema, que tem objetivo de aumentar a vigilância da cidade.

“Vamos blindar Ribeirão Pires. Vamos passar a utiliza o programa da Muralha Paulista, que é um avanço do Detecta. Esse é um passo importante para a segurança pública da cidade. Os totens inteligentes que instalamos pela cidade vão estar integrados ao sistema estadual e a ideia é utilizar outras câmeras espalhadas pelo município”, declarou o prefeito da Estância, Guto Volpi.

O prefeito explicou que num futuro próximo até câmeras utilizadas por comerciantes poderão integrar o Muralha Paulista. O principal avanço em relação ao Detecta é que o novo programa contará com identificação facial, o que vai dar agilidade à GCM na hora de reconhecer um suspeito que esteja entrando na cidade. Além disso, o programa também é integrado ao Córtex, do Ministério da Justiça.

“Este é um sistema muito moderno e muito eficaz. Com certeza vai facilitar a atuação da GCM na cidade. Com todas as câmeras interligadas, o raio de ação aumenta e o tempo de reposta da nossa guarda é mais rápido”, disse o secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil, Sandro Torres.

Desde 2021, a Prefeitura iniciou trabalho para a modernização do sistema de segurança. De lá para cá, o número de câmeras de videomonitoramento subiu de 36 para 100 equipamentos.

Nove totens inteligentes de videomonitoramento foram instalados pela Prefeitura em pontos específicos de Ribeirão Pires para ampliar o alcance da captação de imagens que são monitoradas pela GCM da Estância, dentro do programa municipal Escudo Digital. Somente com os totens a cidade ganhou 36 novas câmeras de segurança.

Written by Agatha Fernandes

Poupatempo recebe doações em solidariedade ao povo gaúcho

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas