in , , ,

Prefeito Marcelo Oliveira inaugura a nova UBS São João

Prédio mais amplo e moderno do que o anterior, foi projetado pela Prefeitura entre os anos de 2021 e 2022 e a obra viabilizada em parceria com a Uninove

A avenida Barão de Mauá, na altura do 4.050, ganhou um prédio imponente, bonito que vai ajudar a cuidar da população da região do Jardim São João. A Prefeitura de Mauá inaugurou hoje (03/05), o novo prédio da UBS (Unidade Básica de Saúde) São João. A nova edificação tem uma área construída de 1.365,31 m², representando um aumento de 43% em relação à unidade anterior. A obra foi viabilizada por meio de convênio celebrado entre a Prefeitura, que entrou com o projeto desenvolvido entre 2021 e 2022, além de acompanhar todo o andamento da sua execução, e a Uninove (Universidade Nove de Julho), dentro do âmbito do programa Mais Médicos, do Governo Federal. O investimento foi de mais de R$ 8,5 milhões.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre as quais o prefeito Marcelo Oliveira, o  Secretário Nacional  da Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, que representou a ministra Nísia Trindade, o representante da Uninove, Cristiano Gomes e do deputado estadual Rômulo Fernandes.

O prefeito Marcelo Oliveira em seu discurso, durante a cerimônia, ressaltou que a conclusão da obra é apenas mais um passo na reestruturação da Saúde de Mauá. “Esse espaço é do povo. O projeto foi concebido ouvindo a comunidade, no Orçamento Participativo e os usuários. Quando assumimos, e visitei a UBS São João, a situação era muito complicada. Um espaço caindo aos pedaços, poucos funcionários que praticamente não tinha condições de trabalhar e precisávamos fazer algo para mudar este cenário e foi o que fizemos”, contou. Ele seguiu fazendo a comparação da situação encontrada e de como está hoje. “Antes eram 42 mil usuários e hoje são 50 mil. Em janeiro de 2021, haviam apenas dois clínicos atendendo e atualmente são oito. O estoque de medicamentos estava abaixo dos 10% e a farmácia atendia, em média, duas mil receitas por mês, porque não havia remédios. Hoje, o estoque está em quase 90% e conseguimos atender, seis mil receitas por mês e podemos ampliar para 10 mil. Existiam dois enfermeiros e ampliamos para seis. Auxiliares de enfermagem eram seis, agora passaram a ser 13. Não havia dentistas, agora colocamos dois e vamos ampliar para mais dois. Ou seja, mais do que ampliar espaço, estamos ampliando a capacidade de oferecer os cuidados que a população da região tanto precisa e merece,” afirmou o prefeito.

A estrutura recém-inaugurada já começou a funcionar parcialmente a partir das 13h desta sexta-feira, para consultas agendadas. E, na segunda-feira, todos os procedimentos passarão a ser nesse local e não mais na quadra ao lado. O horário de funcionamento também será ampliado. Hoje  é das 07h às 17h e a partir de segunda-feira (06/05) será das 07h até às 21h.

A secretária de Saúde, Célia Bortoletto, reforçou que a conclusão dessa obra é mais uma importante vitória do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse é um fruto colhido da semente plantada em 2013, quando foi criado o programa Mais Médicos. Quando Mauá foi contemplada com uma faculdade de Medicina, que a Uninove assumiu, recebemos médicos que nos ajudaram a cuidar das pessoas dessa cidade. Agora conseguimos viabilizar um projeto tão importante que reforça nosso compromisso de reconstruir Mauá e, principalmente, fortalecer o vínculo da comunidade com a maior política pública do mundo, não apenas da área da saúde, que é o SUS. Viva o SUS”, comentou.

Projetada de acordo com a legislação de acessibilidade, a nova UBS São João oferece mais espaço para acolher e atender a população. Com um total de 18 consultórios, sete a mais do que a unidade anterior, também contará com uma sala de espera com capacidade para 64 pessoas, triplicando a capacidade do antigo prédio. Além disso, haverá uma nova sala da comunidade, com espaço para 30 pessoas, além de áreas dedicadas a farmácia, odontologia e recepção, todas ampliadas.

A nova UBS conta  ainda com diversas salas especializadas, incluindo espaços para emergência, observação, curativos, vacinação, coleta, ECG (eletrocardiograma), medicação e inalação, além de sanitários acessíveis. Com a obra finalizada, a unidade de saúde passa a ser totalmente informatizada, com totem para emissão de senhas e painel para que os pacientes sejam chamados. Tudo isso pode proporcionar uma gestão mais eficiente e um atendimento de qualidade aos moradores de Mauá.

Estância realiza primeira audiência da lei Aldir Blanc e recebe fazedores de cultura

Diadema retorna rotina de vacinação antirrábica em maio