in , , ,

Fala Cidadão! Pré-candidato Rafael Demarchi quer transformar SBC em referência no setor de logística

Facebook / Rafael Demarchi
Facebook / Rafael Demarchi

Texto: Maik Uchôa

A disputa pela prefeitura de São Bernardo do Campo em outubro deste ano começa a se desenhar e o Grupo Exata&Evolução conversa com os pré-candidatos pelo quadro Fala Cidadão! O nome da vez é de Rafael Demarchi, futuro concorrente ao cargo pelo partido NOVO.

Durante a entrevista, Demarchi fez uma análise da sua futura gestão, destacou os planos e potenciais que São Bernardo do Campo terá com sua política, além de divulgar a importância da transparência com os munícipes.

Plano de Governo  

Ao ser questionado sobre como seria a sua gestão, o ex-vereador, que passou por dois mandatos na câmara municipal, afirmou que nada será elaborado por conta própria, mas sim com apoio da população, associações e outras lideranças políticas. O que fará seu governo ser rico em diversidade de pensamentos para melhores resultados.

Em suma, o político destacou que a construção de um Plano de Governo para o cidadão são-bernardense estará envolvido com os próprios munícipes, os integrantes do Partido Novo e, também, ao lado de entidades comerciais.

O ex-vereador destaca que são três eixos transversais fundamentais. Sendo os listados, abaixo:

  1. Diálogo;
  2. Transparência;
  3. Tecnologia

“Quando eu falo de diálogo, é porque nós tivemos duas gestões de muitas entregas de obras, mas muito turbulentas. E o que nós decidimos é que, agora, São Bernardo precisa de um gestor que irá humanizar o serviço público, que irá dar uma atenção maior para a população e atendê-los com empatia. Nós queremos dar uma assistência mais humanizado para cada cidadão para que ele tenha um atendimento digno e de excelência. E isso que nós vamos buscar por meio da conversa”, explicou Demarchi.

Sobre o segundo item, o pré-candidato explicou que para combater a corrupção e os custos exorbitantes gerados nas gestões, ele pretende trazer maneiras efetivas de transparência para a população poder acompanhar, de perto, o trabalho de um líder do executivo. Entre os exemplos para sanar isso, Rafael enfatiza que é necessário compartilhar contratos, dados e informações para que seja possível o combate a qualquer irregularidade.

“Sem tecnologia é impossível que tenhamos cruzamento de dados para entregar o melhor serviço para a população. Por exemplo, por meio dela é possível colocar um prontuário eletrônico que converse com todos os sistemas, incluindo o da saúde, para que aquele cidadão tenha os exames salvos e saiba quando é o retorno ao médico. Por isso que esse é um dos nossos principais eixos que poderá ajudar a melhorar a eficiência da nossa gestão e combater a corrupção em São Bernardo do Campo”, explica Demarchi sobre o item três.

Concorrência partidária

Na última eleição, o político terminou com a terceira posição. Questionado se será possível fazer frente contra o PT e o atual governista, Demarchi respondeu que as ideias apresentadas aos munícipes poderão ser diferentes e únicas.

“O que nós iremos trazer de novo para São Bernardo é o totalmente diferente para dar a grandeza que a cidade precisa, os empregos necessários e um atendimento digno. Por isso, acredito que estaremos no segundo turno e, provavelmente, contra o PT. Hoje, há quatro candidaturas de centro-direita e uma só de esquerda. Então essas candidaturas de centro-direita irão dividir muito os votos. Mas, eu não vejo uma composição possível com governo ou quem quer que seja, porque o que eu sonho e tenho no meu coração, é me colocar como prefeito da cidade e venho me preparando há quatro anos”, diz.

Rafael ainda explicou que busca um Plano de Governo audacioso, capaz de realmente ser cumprido e entregue, mas que, mesmo assim, irá pensar um pouco fora da caixa. “Nós escolhemos o Novo, pela diferença que o partido tem feito em outros lugares, por exemplo, em Minas Gerais, em que o gestor pegou um estado deficitário, com salários atrasados e, depois de quatro anos, entregou com superávit. Então nós temos que pegar um pouco desse modelo de gestão e trazer para São Bernardo do Campo”, compara.

Nova vocação para São Bernardo do Campo  

Durante a entrevista, o pré-candidato também declarou que a cidade de São Bernardo do Campo perdeu a sua vocação. Para ele, o município era exemplo no setor industrial para as cidades vizinhas e, até mesmo, para os estados brasileiros.

“O município precisa buscar uma nova vocação. O que acreditamos é que SBC possa ser uma referência logística, já que a cidade está localizada próximo ao maior aeroporto do Brasil (Guarulhos), ao Porto de Santos, Rodovias Anchieta, Imigrantes e Rodoanel – o que torna São Bernardo a esquina do país. Nós queremos nos tornar base para as empresas de tecnologia, armazenagem e venda eletrônica, ou seja, que as companhias usem a cidade como um local de distribuição”, explica Rafael.

O político ainda faz uma análise de que a cidade não é uma referência no ramo logístico, porque não há incentivos fiscais que possam trazer as empresas para a região. Ele alerta que há condições geográficas em SBC, mas não apoio econômico igual ocorre nas cidades de Guarulhos e Osasco. “Com incentivos, nós queremos gerar na cidade, ao longo de quatro anos, de 20 a 40 mil empregos”, almeja.

Foto: FecomercioSP

Histórico

A experiência como vereador do município pode auxiliar na vaga máxima do executivo? Ao ser questionado sobre isso, o político, que já teve passagens na Câmara de São Bernardo do Campo nos últimos anos, diz que acumula experiência com leis e procedimentos, como ele mesmo pontua e se destaca na concorrência.

“Essa experiência acaba me dando um pouco mais de base para entender como funciona os Projetos de Lei e votações, mas é no legislativo e o que eu tenho buscado é me tornar um gestor para implantar um pouco aquilo que eu venho aprendendo com o Partido Novo para a cidade de São Bernardo do Campo”, explica Demarchi.

O ex-vereador ainda afirma que tem analisado muito a gestão do governador Romeu Zema, de Minas Gerais, do Partido Novo, como um exemplo para implantar em São Bernardo do Campo.

Foto: Facebook / Rafael Demarchi

Partido Novo no Grande ABC

O pré-candidato também comentou sobre o potencial do Partido Novo nas cidades do Grande ABC e como o grupo irá se preparar para as eleições. Segundo Demarchi, a sigla irá participar praticamente em todas os municípios, atuando com candidatos para prefeito, vice, secundários e, ainda, destacou que o mesmo tem preparado os candidatos, ao longo dos últimos quatro anos, com cursos e palestras para fortalecer a bagagem da liderança.

“Para participar do Partido Novo, eu tive que fazer processo seletivo, curso, apresentação, falar do que eu sonho para a cidade – para que eu fosse aprovado como um possível pré-candidato a prefeito de São Bernardo do Campo. Eu acredito que isso tem sido fundamental”, enfatiza.

Demarchi ressalta que o Partido Novo vem com uma candidatura muito forte em São Bernardo e outras cidades também, sendo um modelo de referência de gestão para outros. “Eu acho que quando começarmos apresentar as ideias e Plano de Governo para a população, aquelas pessoas que entenderem o que queremos fazer e comparar com que o partido já tem feito no país, irá embarcar no nosso projeto”, diz.

Questionado sobre como será o diálogo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, o pré-candidato contou que já tem conversado com o gestor do Estado e acredita que irá receber apoio durante as eleições.

Foto: Facebook / Rafael Demarchi

Foto principal: Facebook / Rafael Demarchi

EcoTroca ultrapassa 5 toneladas de alimentos entregues a moradores de São Caetano

Atletas de Ribeirão Pires se destacam em competições de Jiu-Jitsu