in , , ,

Com Carro da Vacina, Diadema intensifica campanha na região norte

Ação avaliou carteirinha de vacinação e a saúde bucal de cerca de 300 estudantes e professores na Escola Estadual Lydes; Secretaria da Saúde convoca população para o Dia D de Vacinação neste sábado

Com a presença do personagem Zé Gotinha, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema levou, nesta sexta-feira (12), o posto itinerante Carro da Vacina, ações de saúde bucal e combate à dengue aos estudantes e professores da Escola Estadual Profa. Lydes Rachel Gutierre, no Taboão. A equipe da UBS Paineiras avaliou o calendário vacinal e a saúde bucal de cerca de 300 pessoas. A ação terá continuidade no mesmo local na próxima quinta-feira (18).

O secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva, acompanhou a iniciativa e reforçou o chamado ao Dia D de Vacinação que acontecerá neste sábado (13). “Participe do Dia D e atualize a sua carteirinha de vacinação em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde(UBSs) e no Carro da Vacina. Vacina salva, vacina é vida”, defende.

Iniciativa na escola

A gerente da UBS Paineiras, Adriana Ferre, destaca que a ação na escola foi possível por meio da parceria e participação da equipe de enfermagem, agentes comunitários de saúde, coordenação e profissionais da unidade escolar.

“Todos acolheram e abraçaram a proposta para que pudéssemos alcançar sucesso na iniciativa e buscar promover, com muito carinho e cuidado, a integralidade na assistência à saúde não só às crianças e aos adolescentes, mas também aos profissionais da educação”, conta.

A escola encaminhou os pedidos de autorização aos pais e responsáveis com antecedência para que a ação fosse possível. Com a avaliação das cerca de 300 carteirinhas de vacinação, sendo a maioria em dia com o calendário, foram aplicadas 57 doses de vacinas, sendo elas: HPV (23), covid pediátrica (6), meningocócica ACWY (2), influenza (22) e dupla adulto (4).

Também foram realizadas avaliações em saúde bucal, com encaminhamento prioritário dos casos que apresentaram alterações, como em processos de cárie.

Além disso, organizaram atividade física com o tema da dengue. “Abordamos a importância tanto da atividade física para a saúde quanto do combate à dengue, com incentivo a movimentos como levantar os braços para assustar o mosquito e virar pneus para não deixar água acumulada”, explica a gerente da UBS.

Dia D de Vacinação

No sábado (13/04), a Prefeitura de Diadema promoverá o Dia D de Vacinação Contra a Influenza para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, haverá atualização da caderneta de vacinação e aplicação de doses do calendário oficial, exceto BCG, para todos os grupos.

Todas as UBSs do município estarão abertas neste sábado, das 8h30 às 16h30, e o Carro da Vacina estará no Núcleo Comunitário Sítio Joaninha da Rede Cultural Beija Flor, na região sul, das 9h às 14h.

O público-alvo da vacinação contra a gripe é composto por: idosos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas com comorbidades, professores de ensino básico e superior, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, salvamento e Forças Armadas e pessoas em situação de rua.

Para se vacinar é preciso levar carteirinha de vacinação, documento com foto e, se possível, o cartão SUS. Crianças devem estar acompanhadas de um dos pais ou responsáveis com mais de 18 anos de idade.

A Campanha de Vacinação Contra a Influenza segue até 31 de maio em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, e no Carro da Vacina.

Serviço:

Dia D de Mobilização para Campanha de Vacinação contra Influenza

13 de abril de 2024, sábado.

Das 8h30 às 16h

Em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Confira os endereços das UBSs em https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Das 9h às 14h

Carro da Vacina no Núcleo Comunitário Sítio Joaninha da Rede Cultural Beija-Flor

Rua Rio Beija- Flor, 13 – Vila Nova Joaninha.

– Carro da Vacina

18 de abril de 2024, quinta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h.

Local: Escola Estadual Profa. Lydes Rachel Gutierres. Rua Paraopeba, 354 – Taboão.

Written by Agatha Fernandes

Câmeras da GCM impedem mais um furto em escola de Diadema

Prefeito Orlando Morando avança em regularização e entrega escrituras no Jd. Satélite, região do Cooperativa