in , , , ,

86ª Festa do Pilar celebra tradição, fé e cultura em Ribeirão Pires

Evento celebra os 310 anos da Capela do Pilar, um dos maiores pontos do evento

Ribeirão Pires se prepara para receber mais uma edição da tradicional Festa do Pilar, evento que marca o calendário cultural e religioso da cidade. A 86ª edição do evento está agendada para os dias 27 e 28 de abril, e 1 de maio, na histórica Capela do Pilar, localizada na Rua Alecrim, 01 – Pilar Velho.

Organizada pela Paróquia de Santa Luzia, com o apoio da Prefeitura da Estância, a festa não só celebra a devoção, mas também ressalta a importância histórica e cultural da região. Integrando o Circuito Religioso da Estância, coordenado pela Secretaria de Turismo, o evento visa promover o turismo da fé, destacando a relevância dos templos religiosos na identidade local.

“Ao longo dos anos, a Festa do Pilar tem sido um ponto de encontro para famílias, amigos e visitantes, proporcionando momentos de reflexão, diversão e confraternização. Este ano, mais uma vez integrando o Circuito Religioso da Estância, tenho certeza de que o evento será ainda mais especial, destacando a importância de nossos templos religiosos e sua influência na identidade de Ribeirão Pires”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Com uma programação diversificada, a festa oferecerá atividades para todos os gostos e idades. Entre as atrações estão previstas procissões, missas, bingo, passeio ciclístico, corrida, ação social, apresentações musicais e uma variedade de pratos da gastronomia regional.

Além disso, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da Capela do Pilar, erguida em 1714 pelo Capitão-Mor Antônio Corrêa de Lemos e abençoada pelo Frei Pacífico. Completando seus 310 anos em 2024, a capela é um marco histórico que deu origem ao Bairro do Pilar, contribuindo para a formação e identidade da comunidade local.

A entrada é gratuita, garantindo que todos possam participar e vivenciar momentos de devoção, cultura e confraternização. A 86ª Festa do Pilar promete ser um evento inesquecível, fortalecendo os laços entre os moradores e visitantes, e enaltecendo a tradição e a espiritualidade que permeiam a cidade de Ribeirão Pires.

Written by Agatha Fernandes

Mauá abre consulta pública para elaboração da LDO para 2025

Prefeitura de Mauá tem 106 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos