Serão quatro encontros regionais com a população, entre abril e maio, para discutir políticas públicas e propor sugestões para a plenária municipal
A partir de abril, a participação popular terá destaque nas discussões das ações desenvolvidas e aquelas a serem adotadas na área da saúde para os próximos anos, já que o setor de Apoio ao Controle Social da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema definiu as datas para os encontros regionais preparatórios para a Conferência Municipal de Saúde. O calendário começa, no dia 22 de abril, com a reunião na região Norte.
O encontro da região Centro será dia 23 e o da Sul, em 29 de abril. A última plenária regional vai ocorrer na região Leste, em 07 de maio. Os encontros serão sempre das 13h30 às 17h30, sob a temática “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. Confira ao final do texto os endereços das plenárias regionais.
Segundo a assessora responsável pela área do Controle Social na SMS, Marusa Fernandes da Silva, “a participação dos trabalhadores, usuários e gestão em todas as etapas da Conferência é fundamental para a realização de propostas para o município, estado e união, com intuito de melhorar e aprimorar a gestão do trabalho e da educação na saúde em todas as esferas”.
“O processo de conferência fortalece o SUS e o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas, uma vez que todos os segmentos participam de forma democrática”, afirma a diretora geral do Quarteirão da Saúde Engenheiro Oswaldo Misso, Maria Cláudia Vilela. Ela ainda ressalta que o foco na gestão do trabalho favorece olhar para o servidor da saúde de forma genuína. “É um profissional importante na mesma medida que é difícil, já que o trabalho nesta área é peculiar, diferente de outras, pois a demanda é o sofrimento humano, contudo, tem o lado bom que podemos cuidar do outro”, complementa.
Como participar
As reuniões são abertas para toda a população. Os participantes poderão fazer sugestões em três eixos. O primeiro abrange Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.
Já o segundo aborda Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil. O terceiro eixo é sobre Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
A conferência municipal está prevista para 28 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
O regimento da conferência, documento que norteia todo o processo de plenária, foi aprovado em reunião do Conselho Municipal de Saúde, em 26 de março. Para acompanhar todas as notícias sobre as conferências, conselhos e atuação da Secretaria Municipal da Saúde, basta acessar https://portal.diadema.sp.gov.br/saude/.
Programação Anual da Saúde
Também foi aprovado na reunião do Conselho Municipal, o Relatório Anual de Gestão (RAG), que apresenta os resultados alcançados da Programação Anual da Saúde (PAS). De acordo com o documento, em 2023, foram atingidas 81,16% do total de ações previstas, entre elas readequar estruturas, mobiliar, equipar e padronizar fachada e identificação visual das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliação de Estratégia de Saúde da Família com ampliação de 437 para 480 agentes comunitários de saúde (ACS), implantação de linhas de cuidado de condições crônicas; adolescente & jovem; pessoa idosa; e pós-covid, reforma do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (QS).