Texto: Matheus Godoy
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou o município de Santo André nesta segunda-feira (08), onde autorizou a elaboração de projetos para a contrução de uma nova estação da CPTM na região – no mesmo lugar onde estava a antiga parada Pirelli, desativada desde 2006.
No entanto, o grande assunto do momento são as costuras e acordos políticos para o próximo pleito, que ocorre em outubro deste ano. Questionado sobre quem iria apoiar na prefeitura andreense, o chefe do executivo estadual se esquivou.
“Eu não vou entrar em bola dividida. Onde tiver um combate com a esquerda, eu vou estar presente. Se tiver candidatos do nosso campo, vou trabalhar com quem está bem-sucedido”, destacou Tarcísio de Freitas durante coletiva.
A única exceção ficou para Tite Campanella, que é o pré-candidato da situação em São Caetano do Sul. Outras disputas, como em São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá, não foram citadas pelo governador.
Cabe ressaltar que em Santo André há muita discordância na própria situação para a eleição. O prefeito Paulo Serra (PSDB) confirmou que não apoiará o vice Luiz Zacarias (PL), o que gerou algumas rupturas no alto escalão do executivo.
Já em São Bernardo do Campo acontece algo semelhante com o prefeito Orlando Morando (PSDB), que preferiu apoiar a sobrinha Flávia Morando (União Brasil) ao invés de caminhar com o ex-vice-prefeito Marcelo Lima (Podemos).
Estação da CPTM
Motivo da visitação do governador ao Grande ABC, a instalação de uma nova estação na Linha 10-Turquesa deve trazer um avanço significativo na mobilidade urbana da região. O equipamento ficará na antiga estação Pirelli, que está desativada desde 2006.
“É uma estação que vem sendo demandada há muito tempo e que colocamos como prioridade. Foi um compromisso que nós assumimos e determinamos à CPTM o início imediato dos projetos de engenharia levando em consideração, num primeiro momento, o atendimento à Linha 10 e também possivelmente à Linha 14 que virá e vai sair de Santo André, cortar a zona leste de São Paulo e terminar em Guarulhos”, disse Tarcísio.
Vale lembrar que a região pode ganhar uma linha do metrô nos próximos anos, com a construção da Linha 20-Rosa.
Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de São Paulo