Atividade foi na Pousada dos Jesuítas com brincadeiras e oficinas para a criançada
Para marcar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, o grupo Mães dos Autistas de Diadema (MAD) realizou no domingo (7) um pic nic na Pousada dos Jesuítas para reunir os familiares em um espaço de interação e divertimento.
Teve pula-pula, piscina de bolinha, bolhas de sabão, pipoca, algodão doce e um lanche comunitário. O pessoal da Secretaria de Esportes realizou atividades e brincadeiras, e o da Educação fez várias oficinas, entre elas a da construção de brinquedos a partir de material reciclável.
Monalisa Silva, uma das diretoras do MAD, disse que era um momento de conscientização e também de interação, para que as famílias se conhecessem. “É um evento da gente, pois sabemos das dificuldades que as famílias encontram para passearem em ambientes diferentes, de terem momentos de olhares diferentes do dia a dia”, comentou
Francileide David, mãe do Brian, de cinco anos e moradora no Campanário, está há pouco tempo no grupo e era sua primeira participação em um evento dele. “É muito importante as pessoas se conhecerem e conversarem sobre os problemas comuns, pois ajuda a gente a correr atrás dos direitos dos nossos filhos”. A tia madrinha Daniele estava ao lado: “Estou amando uma atividade assim, com todos participando e envolvidos na causa. E o tempo também colaborou”.
Ana Beatriz Santos Silva, mãe do Miguel, de nove anos, comentou que o grupo é maravilhoso, pois ele acolhe as mães de autistas, agrega e passa muita informação. “Essa atividade é importante para a gente e serve como conscientização. Além da troca de informação, tem muito afeto e amor. Esta confraternização familiar e é um dia para a gente mostrar nossa força”.
“Prefeitura nos ouve e acata nossas demandas”
O prefeito José de Filippi Jr passou por lá para parabenizar a ação das mães dos autistas. “A gente fica feliz quando a comunidade usa este espaço para passar o domingo em família e, neste caso, chamar a sociedade para se conscientizar sobre a questão dos autistas”.
Ele comentou que grupos organizados como o MAD ajudam a Prefeitura a andar mais rápido. “É assim que fazemos, desde quando definimos o conceito de participação popular. São essas mães organizadas que fazem as instituições andarem mais rápido. Nós acreditamos nisso, e por isso temos tantos espaços de participação popular”.
A diretora Monalisa Silva disse que o grupo percebe a crescente prestação de serviços que a Prefeitura vem realizando. “É uma gestão que aprimorou os serviços que haviam, é uma gestão que nos ouve, que abre espaço, acata sugestões e atende nossas demandas”, afirmou.
Ao seu lado, a vereadora Lilian Cabrera elogiou a luta das mães e disse que a Prefeitura tem ouvido e encaminhado as demandas apresentadas. “Já temos mais de 200 agentes de apoio escolar e essa foi a abertura de um importante espaço pedagógico, que antes não existia. O governo estadual está na contramão e desenvolve projeto para as mães dos autistas pagarem o apoio escolar”.