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Pesquisa da USCS estuda a percepção dos professores de educação física sobre a Base Nacional Comum Curricular

Como os professores de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Santo André compreendem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pensam a sua prática a partir dela? Essa foi a questão norteadora que a aluna Rebecca Ferraz Moreira Kumagae, do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), buscou responder em sua dissertação de mestrado. Para tanto, além da revisão teórica do tema, Rebecca dividiu sua pesquisa em dois momentos: “Inicialmente, interpretamos o documento curricular da rede municipal de Santo André, analisando documentos oficiais desde 2013. A partir disso, realizamos as entrevistas com dez professores de Educação Física e, posteriormente, analisamos suas respostas com o apoio do software Iramuteq, relacionando as aproximações e distanciamentos entre os documentos e os discursos dos professores”, explica a pesquisadora. A orientação do trabalho foi do Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá.

Rebecca registra que o documento curricular do município de Santo André foi homologado em 2019 e sua elaboração seguiu as orientações da BNCC. Essas normativas curriculares são colocadas em prática pelos docentes da rede municipal, que em Santo André são mais de 100 professores de Educação Física, com formação e concepções diversas de currículo, educação, mundo e criança, que traduzem essas propostas. Aí reside a justifica de sua pesquisa, relata a pesquisadora: “Justifica-se a pertinência da investigação que apresentamos pela relevância educacional da BNCC, como documento normativo da Educação brasileira, que deve ser estudado e discutido em profundidade. Nesse sentido, acreditamos poder contribuir positivamente para a rede de ensino de Santo André e para a expansão do conhecimento da área em destaque, estimulando e fomentando novas discussões”, ressalta a ex-aluna do PPGE-USCS.

O campo de pesquisa escolhido foi a rede pública municipal de educação de Santo André, que oferece aulas de Educação Física, ministradas por profissionais especialistas, em todas as suas escolas e para todos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Considerando os objetivos da pesquisa e a organização das unidades escolares, a seleção das escolas se deu por amostragem: uma escola foi escolhida em cada um dos dez setores, totalizando dez escolas indicadas pelas respectivas coordenadoras de setor. “Foram convidados dez professores da rede municipal de Santo André, especialistas e concursados na área de Educação Física, como representantes de cada unidade escolar, a qual por sua vez representa seu setor. A inclusão dos professores seguiu os seguintes critérios: servidores da Prefeitura Municipal de Santo André, graduados e concursados na área de Educação Física, que lecionassem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sejam indicados pela unidade escolar”, explica a pesquisadora. E complementa: “Como instrumento de coleta de dados realizamos uma entrevista semiestruturada a partir de roteiro previamente elaborado. As entrevistas semiestruturadas foram definidas como instrumento de coleta de dados para identificar como os professores compreendem a BNCC”, conta Rebecca.

Resultados – As dificuldades elencadas por alguns professores se referem à interpretação dos documentos, às novas terminologias, à distância do documento da realidade social e cultural. “No entanto, outros professores relataram não sentir dificuldade para estabelecer relação entre a prática e o currículo, pois estavam acostumados a utilizar outros documentos para embasarem a sua prática”, conta a pesquisadora. “A pesquisa levantou informações indicativas de que a implementação da BNCC no documento curricular do município de S…

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