Texto: Matheus Godoy
A Justiça da Espanha surpreendeu nesta quarta-feira (20) e concedeu liberdade provisória ao ex-jogador Daniel Alves, condenado por estupro. O brasileiro de 40 anos precisará pagar a fiança no valor de um milhão de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões).
A decisão do Tribunal de Barcelona acontece poucas semanas após a condenação. O brasileiro, que também tem cidadania espanhola, está detido desde janeiro do ano passado.
A defesa do ex-jogador recorreu da sentença e esperou até a definição. Os juízes responsáveis pela corte também definiram que os passaportes do condenado serão recolhidos, reduzindo o risco de possível fuga.
“O tribunal delibera, por maioria e com voto individual: ‘Acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado e acordada a sua libertação provisória, será determinada a retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional, e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocada pela Autoridade Judiciária'”, disse a sentença. O trecho foi disponibilizado pelo portal G1.
A advogada Ester Garcia, que representa a vítima, afirmou que vai recorrer na justiça e afirmou: “Está sendo feita justiça para os ricos”. A fala foi dada à rádio catalã RAC 1.