in , , ,

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo disponibilizou 5.300 vagas de emprego em 2023

Nova ferramenta implantada no site da Prefeitura, atualizada diariamente, facilita ainda mais o acesso a interessados; índice de colocação é de 30%

Principal agência de intermediação de empregos junto à iniciativa privada na cidade, a CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo disponibilizou 5.300 vagas em 2023. Destas oportunidades, criadas como serviço gratuito ofertado pela Prefeitura, 1.589 postos foram devidamente preenchidos, o que corresponde ao índice de 30% de colocação no mercado de trabalho, contribuindo efetivamente para atrair novas empresas, à geração de emprego e ao desenvolvimento econômico do município.



Dentro deste contexto, nova ferramenta foi implantada no site da CTR visando facilitar ainda mais o acesso aos interessados nas vagas disponibilizadas.

Pelo link https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sdect/ctr-central-de-trabalho-e-renda, o novo espaço mostra, de forma clara e simples, os perfis dos postos ofertados, com remuneração, jornada de trabalho, grau de exigência da escolaridade e nível de experiência, além de campo de busca para ajudar na celeridade do processo de pesquisa.

Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo (Sdect) de São Bernardo, a novidade do site da Prefeitura permite que os interessados, em acréscimo ao atendimento presencial – na Rua Padre Lustosa, 48, Centro –, possam se candidatar a uma vaga de maneira prática e acessível, encaminhando e-mail (para ctr@saobernardo.sp.gov.br) com nome, número do CPF, currículo e código do cargo pretendido (informação descrita ao lado do posto em questão).

“A Central de Trabalho e Renda tem papel fundamental para São Bernardo, com atuação voltada para todos os públicos, desde estágio e primeiro emprego a vagas convencionais ou direcionadas a PCDs. Esse trabalho assertivo da nossa agência pública tem auxiliado – e muito – no saldo positivo da cidade em relação a levantamentos de empregabilidade e que, agora, foi aprimorado para facilitar o acesso da população”, pontuou o secretário Hiroyuki Minami, responsável pela pasta que encabeça o equipamento municipal.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do governo federal, mostram que São Bernardo registrou saldo positivo líquido de 4.926 postos de trabalho formal em 2023 – com carteira assinada -, sendo 134,7 mil contratações no período. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade é a 16ª maior economia do País e a 5ª melhor no Estado de São Paulo, concentrando 0,65% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.

FEIRÕES – Como complemento à atuação na cidade, a CTR gerencia também o volume de vagas ofertadas nos feirões de emprego de São Bernardo, realizados como política pública permanente do governo do prefeito Orlando Morando para fomentar a criação de novas oportunidades de trabalho. Para se ter ideia da dimensão, foram disponibilizadas 6.300 vagas durante os eventos nestes moldes apenas no ano passado – esses números não entram no cômputo da agência.

VAGAS – O equipamento conta nesta quarta-feira (07/02) com 147 vagas. Entre elas, de auxiliar de produção, auxiliar de operações, auxiliar de manutenção predial, auxiliar administrativo, açougueiro, motorista, ajudante de carga e descarga, porteiro, controlador de acesso, auxiliar de limpeza, borracheiro, carpinteiro, cortador de mármore, montador de móveis e técnico em plástico.

ATACADISTA – A CTR concentra, na relação de postos, vagas do futuro Fort Atacadista, bandeira que prevê abertura de grande empreendimento da marca em São Bernardo até o fim do primeiro semestre de 2024 – obras em andamento no espaço da antiga Atento, no bairro Nova Petrópolis. Esta será a primeira unidade da rede na Região Metropolitana de São Paulo e a terceira no Estado. A lista de vagas é composta pelos cargos de operador de caixa, repositor, assistente, auxiliar administrativo, padeiro, nutricionista, entre outros.

Written by Agatha Fernandes

Prefeitura de São Caetano dá dicas para um carnaval mais seguro

Confira o que abre e fecha em Santo André no Carnaval