Texto: Matheus Godoy
A tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior começou nesta semana e está levando o esporte favorito do país para várias cidades do estado paulista. Entre elas, estão Diadema e São Bernardo do Campo, ambas no Grande ABC, que colocaram os estádios Distrital do Inamar e Baetão à disposição do torneio de base.
A cidade de Diadema recebe um gigante do futebol brasileiro, o Santos Futebol Clube, que caiu recentemente à segunda divisão do Campeonato Brasileiro e, certamente, utilizará muitos garotos que estão disputando a competição. O Grupo 26 ainda conta com o anfitrião Água Santa, Remo (PA) e Nova Venécia (ES).
Já em São Bernardo do Campo, os jogos estão sendo disputados no Baetão e tem como representante do município o Esporte Clube São Bernardo, o tradicional Cachorrão. O Grupo 25 ainda tem Juventude (RS), que está na elite do futebol nacional, Portuguesa Santista (SP) e Conquista FC (BA).
Cabe ressaltar que tanto Água Santa como EC São Bernardo venceram na estreia do torneio. Os diademenses golearam o Nova Venécia, por 4 a 0. Enquanto os batateiros venceram a Portuguesa Santista, por 1 a 0.
Outros times da região no torneio:
O Grande ABC ainda tem dois representantes jogando em outras cidades. Atuando em Itaquaquecetuba, também na Região Metropolitana de São Paulo, o Santo André tenta o seu segundo título na competição, repetindo o histórico ano de 2003. No entanto, os andreenses perderam na estreia, diante do Aster (SP), por 1 a 0.
Na capital paulista, mais precisamente no Estádio Nicolau Alayon, na Barra Funda, o São Caetano vai em busca do primeiro troféu da Copinha. O Azulão estreou com empate diante do Nacional (SP), o time da casa, por 2 a 2.