in , , ,

Escola Livre de Teatro abre inscrições para Núcleos de Pesquisa

Também é possível se inscrever no processo seletivo dos Terreiros de Estudo; prazo termina 3 de fevereiro para as duas modalidades

Nesta quarta-feira (3), a Escola Livre de Teatro de Santo André deu início ao período de inscrições para o processo seletivo para composição do quadro de aprendizes dos Núcleos de Pesquisa 2024 e também para os interessados em participar dos Terreiros de Estudo da ELT. 

As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de fevereiro por meio do portal CulturAZ através dos :

link https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1737/ para os Territórios de Cultura e no link https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/oportunidade/1736/ para os do Núcleo de Pesquisa, nos quais também é possível ter acesso às convocatórias com os detalhes das duas modalidades de formação.

A Escola Livre de Teatro de Santo André, equipamento da Secretaria de Cultura, é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais de acesso público e gratuito. Criada em 1990, sua pedagogia é baseada em processos de pesquisa em que se propõe um caminho de construção da liberdade artística através de vivências teatrais que buscam relações de aprendizado horizontais, focadas em trajetórias artísticas comprometidas com o pensamento e a prática coletivos. 

Para o ano de 2024, a ELT está com  vagas abertas para dez Núcleos de Pesquisa: Núcleo de Iniciação Teatral, Núcleo de Circo e Teatro Físico, Núcleo de Dramaturgia, Núcleo de Direção, Núcleo de Máscaras: Seres Inaptados, suas Histórias e Vivências, Núcleo de Pesquisa Teatral para Infâncias e Adolescências, Núcleo Sonoridades, Núcleo Estudo Crítico das Políticas Públicas em Cultura – Disputas, Conflitos e Vetos (guerra cultural),  Núcleo de Experimentos afro-Corpóreos, Núcleo de Musicalização – Tambores como Forma de Expressão

Com exceção do Núcleo de Iniciação Teatral, que aceitará inscritos a partir de 16 anos já completados até o dia 3 de março de 2024, apenas poderão candidatar-se às vagas dos demais Núcleos, candidatos que já tiverem completado 18 anos até esta data. O processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira baseada na análise das informações artísticas enviada pelos candidatos, e a segunda composta por encontro entre candidatos e orientadores de cada núcleo, no Teatro Conchita de Moraes, no bairro Santa Terezinha. O resultado final será divulgado em 27 de fevereiro.

Há 20 vagas disponíveis para cada Núcleo de pesquisa. A duração é de um ano letivo, com aulas a partir de março. 

Terreiros de Estudo – As inscrições estão abertas para quatro Terreiros de Estudo, com 20 vagas cada um. Os Terreiros de Estudos têm como referência a etimologia da palavra “terreiro”, ou seja, “relativo à terra e ao solo”, e base na sua forma social que possibilitou às pessoas negras brasileiras vivenciar um local de resistência pela religião e pelo costume, pois os terreiros no início foram para o povo negro, locais de proteção e guarida. 

Os Terreiros de Estudo da ELT são, portanto, territórios autônomos de encontro e pesquisa em teatro, que se propõem a criar um espaço de convívio e de socialização do conhecimento

Os temas são Teatro e Rua: o Mundo Como Cena, Teatro Contracolonyal, Teatro Trans Travesti e Teatralidades Preta. O Terreiro de Estudo também tem duração de 1 ano letivo, com início em 3 de março. Para se inscrever é necessário ter 18 anos completos até esta data. 

Assim como os Núcleos de Pesquisa, o processo seletivo é composto por duas etapas. A primeira baseada na análise das informações artísticas enviada pelos candidatos, e a segunda composta por encontro entre candidatos e orientadores de cada núcleo, no Teatro Conchita de Moraes, no bairro Santa Terezinha. O resultado final será divulgado em 27 de fevereiro.

As atividades da ELT, em 2024, ocorrerão no Teatro Conchita de Moraes (Praça Rui Barbosa, 12, Santa Teresinha) e no Espaço A CASA (Avenida Industrial, 1.740 – Centro).

Governo do Estado atende pleito do Consórcio ABC e libera recursos para Hospital Nardini

Wi-fi livre e gratuita de Diadema já teve mais de 572 mil acessos