in ,

Tito Costa, ex-prefeito de São Bernardo do Campo, morre aos 100 anos

Reprodução - Tito Costa - ex-prefeito de São Bernardo
Reprodução - Tito Costa - ex-prefeito de São Bernardo

Texto: Matheus Godoy

Prefeito de São Bernardo do Campo entre 1977 e 1983, Antonio Tito Costa faleceu neste sábado (28), em Torrinha, no interior de São Paulo, sua cidade natal. O ex-político tinha 100 anos e foi um dos principais nomes da política regional e estadual entre as décadas de 70 e 90.

Inclusive, Tito Costa estava no comando da prefeitura são-bernardense durante o auge dos movimentos grevistas liderados pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi ele quem cedeu o estádio da Vila Euclides – atualmente conhecido como Primeiro de Maio – para que os trabalhadores pudessem realizar as assembleias. Essas ações mudaram significativamente o modus operandi das empresas para com os funcionários.

O presidente Lula lamentou a morte pelas redes sociais. “Tito Costa foi político, prefeito de São Bernardo do Campo, meu colega constituinte e um grande advogado e jurista. Atuou de forma democrática durante das greves do ABC nos anos 1970, em tempos difíceis e de muita pressão contra a organização dos trabalhadores. Convivemos e dialogamos muito naquela época e nas décadas seguintes na nossa São Bernardo do Campo. Meus sentimentos aos seus filhos, netos e amigos”, escreveu.

Quem também lamentou a partida de Tito Costa foi o atual prefeito são-bernardense, Orlando Morando (PSDB).

“Há pouco, recebi pelo seu filho, Tito Filho, a triste notícia que nós perdemos o querido e sempre prefeito de São Bernardo, Tito Costa, aos 100 anos. Ele faleceu na cidade de Torrinha, local onde será velado e sepultado neste domingo. Registro aqui a minha tristeza e ao mesmo tempo o reconhecimento deste homem público de tamanha importância, que não apenas serviu como prefeito a cidade de São Bernardo, mas colaborou muito para a democracia do nosso País. Que Deus te acolha, Tito Costa, e que possa levar o amparo, possa levar o conforto à sua família neste triste momento”, escreveu o prefeito.

Além de ocupar o cargo mais alto do executivo municipal, Tito era um conceituado advogado do estado de São Paulo, especializado em Direito Público, Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Foi vice-presidente da OAB seccional do estado.

Também ocupou os cargos de vereador de Torrinha, deputado Federal e vice-prefeito de São Bernardo, na gestão de Walter Demarchi.

Diadema vai entregar 20ª Unidade que passou pelo Programa UBS Nota 10

Prefeito Orlando Morando anuncia chegada do Programa Mais Luz à região dos Casa