in , , ,

Já é mês de Kizomba, a Festa da Raça!

Consciência Negra será celebrada em Diadema em dezenas de atividades na Praça da Moça e nos bairros, com o tema “Ancestralidade: Respeito e Resistência”; Confira a programação

Em novembro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20/11), a cidade de Diadema celebra a Kizomba – Festa da Raça, que chega este ano à 22a edição. Serão 33 dias de atividades em todos os bairros, trazendo como tema “Ancestralidade: Respeito e Resistência” e organizadas pela Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a Câmara Municipal de Diadema e o Movimento Negro da cidade, com o apoio de toda a Prefeitura e a rede de organizações socioculturais da cidade.

“Márcia Damaceno, da CREPPIR: “Os caminhos que trilhamos hoje foram abertos por nossos ancestrais negros e negras, que nos deixaram o legado de pertencimento e de orgulho de nossas raízes”
“A Kizomba é o retrato do movimento negro e é em si uma entidade negra de Diadema, que ao longo de várias décadas tem lutado pela construção e efetivação de políticas públicas de ações afirmativas juntamente com o poder público democrático popular,” explica Márcia Damaceno, coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial. “Os caminhos que trilhamos hoje pela CREPPIR foram com certeza abertos por nossos ancestrais negros e negras, que nos deixaram o legado de sentimentos de pertencimento e de orgulho de nossas raízes.”

Ou seja, “Kizomba: Ancestralidade, Respeito e Resistência” visa celebrar a valorização da cultura negra, mas também refletir sobre o debate racial atual e o enfrentamento ao racismo, bem como a defesa das políticas públicas de promoção da igualdade racial, que não deve se limitar somente ao mês de novembro.

Estrelas Pretas

E os convidados pra essa Kizomba já estão chegando: amanhã, na abertura oficial, Diadema receberá de braços abertos um filho da terra: o ator Aílton Graça, ganhador do Prêmio Kikito por interpretar o humorista e sambista Mussum no filme que retrata sua vida. Crescido no Jardim Miriam, Ailton chegou a trabalhar como feirante e camelô na Praça da Moça antes da fama. E estudou teatro no Centro Cultural Diadema. Ele vem conversar sobre sua trajetória, o novo filme e o racismo no humor e na TV.

Já no dia 20, é a vez do grande compositor e intérprete Chico César, que vai encerrar a festa que acontecerá ao longo de todo o dia na Praça da Moça, no feriado do Dia Nacional da Consciência Negra. Ele é o convidado da Lira Musical de Diadema, que vai acompanhar o show. E por fim, coroando nosso mês, no dia 22, Diadema receberá a Rainha Ronke Ademiluyi, diretamente do Reino de Ifé, na Nigéria. Ela, que tem destacada presença no mundo da moda, é a idealizadora do Africa Fashion Week e passará o dia em Diadema para receber o título de Cidadã Diademense.

Música da Raça

Mas uma Festa da Raça não estaria completa sem muita música e dança preta. Toda essa influência africana somada a criatividade do povo diademense gerou frutos deliciosos – e estão todos ao nosso alcance durante todo o mês de novembro.

O samba já marca presença na abertura, dia 10, no Clara Nunes, mas também terá roda de samba no Eldorado, dia 12; No Centro Cultural Vladimir Herzoh, dia 26, e de novo no Centro Cultural Eldorado no dia 3 de dezembro, Dia do Samba. E, falando, em samba, o baile-show de samba-rock vai levar muita black music também no Vladimir Herzog, dia 13.

Written by Agatha Fernandes

AGORA É LEI: MARÇO ROXO, MÊS ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM EPILEPSIA

“Estamos avançando para melhorar a visão e a qualidade de vida das pessoas com doenças da retina”, afirma médico que coordena pesquisas no Brasil