in , , ,

Parceria entre Prefeitura e GAMA recupera o Hino da Autonomia de São Caetano

Após árduo trabalho, a parceria da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e o GAMA (Grupo de Amigos do Movimento Autonomista) resultou na recuperação do Hino da Autonomia da cidade, que será apresentado no Concerto da Autonomia. O evento, gratuito, será realizado terça-feira (24/10), no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111, Bairro Santa Paula). A Orquestra Espressionne sobe ao palco às 20h.

O Hino da Autonomia foi escrito e musicado por Arnaldo Viana, e sua primeira apresentação em público aconteceu em 7 de setembro de 1953. Porém, por falta de registros visuais da época e extravio da partitura, estava praticamente esquecido.

Após forte trabalho de recuperação, encontrou-se uma folha avulsa escrita pelo autor, mas faltava encontrar quem se lembrasse da melodia e um maestro que aceitasse regravar o hino. Três sul-caetanenses, Antônio Reginaldo Canhoni, Esmeralda Lorenzini e Ivani Regina Braido Oliveira, lembravam da melodia e, graças a eles, a partitura pôde ser reescrita.

Por fim, a Secult (Secretaria de Cultura) entregou as gravações para o maestro Ogair Junior (Fundação das Artes), que reescreveu a partitura que será executada no evento.

Confira a letra do Hino da Autonomia, de Arnaldo Viana:

São Caetano do Sul teu valor
Deverá ser cantado com ardor
Pelo teu nobre povo generoso
Forte, Bravo, Culto e Operoso

Pois que sendo em tamanho o menor
És em tudo quase sempre o maior
Foste obra de heroico imigrante
Que por ti deixou a Pátria distante

Teu progresso é algo sensacional
Tua pujança é fato excepcional
E autônomo terás mais ascensão
E o respeito de toda Nação

Estribilho

São Caetano do Sul, ei avante
Teu porvir será sempre brilhante

Pesquisa reflete sobre qualidade de vida das mulheres com câncer de mama

Campeonato Municipal de Futsal de Ribeirão Pires segue neste sábado (28)