in , , , ,

São Bernardo concentra mais de um terço dos empregos criados em agosto no ABC

Cidade registrou saldo positivo de 1.601 postos de trabalho, segundo o Caged, encabeçando ranking no âmbito regional

A cidade de São Bernardo concentra mais de um terço das vagas de emprego criadas em agosto no Grande ABC, com saldo positivo de 1.601 postos de trabalho, de acordo com dados oficiais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). O cenário de liderança no âmbito regional, divulgado formalmente nesta segunda-feira (02/10) pelo Ministério do Trabalho, do governo federal, mostra a robustez do município dentro da prioridade do governo do prefeito Orlando Morando de fomento à geração de emprego e novas oportunidades.

Com políticas de incentivo fiscal e ambiente propício para negócios, São Bernardo reúne praticamente 38% dos empregos formais gerados com carteira assinada na região. A cidade contabilizou 11.956 admissões e 10.355 desligamentos durante o mês de destaque do levantamento. Os números do município foram puxados, principalmente, pelos setores de serviços e comércio, com 660 e 479 vagas criadas, respectivamente. A indústria também contribuiu favoravelmente para o balanço, registrando saldo de 307 postos.

“São Bernardo mantém panorama positivo devido a um conjunto de ações e políticas públicas exitosas implementadas desde 2017, quando assumimos a cidade. Friso, sempre, que quem cria emprego é a iniciativa privada, mas o poder público precisa ser ágil para atrair investimentos, estimular a criação de empregos com qualificação profissional e realizar a aproximação entre empresas e população. Com essa fórmula, temos conquistado números bastante satisfatórios”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

No exercício de 2023 já foram efetivados três feirões de empregos em São Bernardo – homenagem ao Dia Internacional da Mulher, um de Aniversário da cidade e, mais recentemente, outro voltado a pessoas com deficiência -, além de mutirão relativo ao Dia Mundial do Trabalho. O evento concretizado em alusão aos 470 anos do município se deu justamente em agosto, mês de referência deste último levantamento do Caged, quando a iniciativa superou marca de 3,1 mil pessoas em busca de colocação no mercado de trabalho, seja como estágio, primeiro emprego ou reinserção.

SALDO – No que tange aos dados dos últimos 12 meses, entre setembro de 2022 e agosto de 2023, o Caged aponta São Bernardo com saldo positivo de 5.205 empregos formais. No acumulado do ano, o cenário também é favorável, no qual a cidade tem 3.390 postos de trabalho criados no período.

Parque da Juventude recebe atividade de abertura do Outubro Rosa em Mauá

Diadema já está com 25 “barreiras eletrônicas” do Sistema Detecta