in , ,

Ribeirão Pires comemora um ano de “Condomel – Abelhas da Mata” com a inauguração do 10º ponto, na Vila do Doce

Projeto pioneiro visa preservar a biodiversidade e promover a polinização das espécies vegetais na região

A Prefeitura de Ribeirão Pires celebra nesta quinta-feira (24) o aniversário de um ano do projeto “Condomel – Abelhas da Mata”, marcando a ocasião com a inauguração do décimo ponto, na Vila do Doce. A estreia da nova colmeia aconteceu nesta terça-feira (22), durante a reinauguração da Vila do Doce, com a presença de autoridades, jornalistas e moradores.

Há exatamente um ano, em 24 de agosto, o projeto “Condomel” iniciava sua trajetória com a instalação de sua primeira unidade, na Câmara Municipal. Ribeirão Pires se destaca ao criar “condomínios” de abelhas nativas e sem ferrão, distribuídos de maneira inteligente por toda a cidade.

A proposta não apenas visa preservar a biodiversidade local, mas também desempenha um papel crucial na polinização das espécies vegetais da Mata Atlântica, que circunda a cidade. Com a crescente preocupação em torno da redução das populações de polinizadores naturais, como as abelhas, o projeto se apresenta como uma resposta inovadora e eficaz.

É o que destaca a secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo. “Através do ‘Condomel – Abelhas da Mata’, estamos não apenas protegendo esses polinizadores vitais, mas também cultivando uma consciência ambiental que impactará positivamente as gerações futuras. A polinização é um elo crucial para a manutenção do equilíbrio do ecossistema da Mata Atlântica, garantindo frutos e sementes que sustentam não apenas a vida vegetal, mas também a fauna e os seres humanos”, disse.

Atualmente, o projeto “Condomel – Abelhas da Mata” conta com uma rede de dez pontos estrategicamente posicionados em toda a cidade, oferecendo abrigos seguros para abelhas nativas e sem ferrão. Com sua abordagem inovadora e foco na preservação ambiental, a iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires é referência para soluções sustentáveis e colaborativas para a conservação da biodiversidade e da vida vegetal.

Circuito das Abelhas – Do projeto nasceu, ainda, o Circuito das Abelhas, que reúne colmeias naturais e os condomínios de abelhas espalhados pela cidade. São mais de 20 pontos marcados que podem ser acessados por meio de QR Codes que estão nas redes da Prefeitura.

Prefeitura de São Bernardo inicia implantação de modelo de Praça-Parque no Nova Petrópolis

Diadema realiza 15º Encontro de Cantadores Repentistas do Nordeste