in , ,

Prefeitura de São Bernardo inicia implantação de modelo de Praça-Parque no Nova Petrópolis

Ordem de serviço autoriza obras de reestruturação na Praça do Professor, em parceria com a iniciativa privada; investimento será de R$ 2,2 milhões

Dentro do calendário de festejos pelos 470 anos da cidade, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, autorizou nesta quarta-feira (23/08) o início das obras para transformar a Praça do Professor, no Nova Petrópolis, em modelo de Praça-Parque, programa que já viabilizou implantação de 60 unidades. A ordem de serviço foi assinada na presença de autoridades e moradores do entorno. A estimativa de investimento, em parceria com a iniciativa privada, é da ordem de R$ 2,2 milhões.

Mediante inclusão do projeto no programa de Praça-Parque, a reestruturação completa do espaço, de 11 mil metros quadrados, permitirá execução de moderna área de lazer e voltada a atividades esportivas. A reforma vai incluir instalação de quadra poliesportiva com alambrados e de quadra de basquete street, revitalização da pista de caminhada, área de alongamento, da academia ao ar livre, do playground e espaço pet, além de fechamento do local com gradil e portões, pintura geral, iluminação de LED e paisagismo.

“Faremos a revitalização completa da praça, adequando ao conceito de Praça-Parque, um projeto vitorioso, desta vez em conjunto com a iniciativa privada, que irá colaborar com a maior parte dos recursos. Uma mudança geral do visual e de modelo deste espaço, cujo tamanho já é de um parque. A implantação do conceito, com instalação de gradis e portão, altera o ambiente, e passa a contar com a participação da comunidade, abrindo pela manhã e fechando à noite. A praça, reformada, vai se tornar mais segura e bonita”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

A entrega da reestruturação da praça está prevista para ocorrer até o fim de dezembro. A partir da inauguração, de acordo com as diretrizes do projeto, as chaves ficam nas mãos da população do bairro – o local fica situado entre as ruas Giácomo Versolato e Princesa Antônia, em região próxima ao prédio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas. As obras de requalificação serão realizadas junto às pastas municipais de Serviços Urbanos e Obras e Planejamento Estratégico.

Titular da pasta de Serviços Urbanos, Marcos Cayres destacou que a implantação do espaço no conceito de Praça-Parque trará grandes benefícios para a população da região. “Temos a garantia que ficará excelente, seguindo programa exitoso da Prefeitura. Já foi entregue 60 praças, ativas, e demos início, além desta, a outras unidades, como no Jardim Hollywood, Vila Vivaldi e Santa Terezinha. Esta praça do Nova Petrópolis, na ocasião da entrega, será a 65ª nestes moldes.”

VALIDAÇÃO – Moradores do Nova Petrópolis relataram expectativa com a reestruturação da Praça do Professor. O aposentado Júlio Luiz de Abreu, de 77 anos, que mora no bairro há 40, considerou a proposta “excelente”. “Acho que a ideia é muito boa. Hoje a praça apresenta problemas, não tem reforma há bastante tempo. Com a mudança no conceito, acredito que será ainda mais frequentada.”

Pesquisa aponta São Caetano como a cidade mais competitiva do Grande ABC; município ocupa a 5ª colocação no ranking nacional

Ribeirão Pires comemora um ano de “Condomel – Abelhas da Mata” com a inauguração do 10º ponto, na Vila do Doce