A Polícia Militar e a Seseg (Secretaria de Segurança) de São Caetano do Sul realizaram na semana passada, por toda a cidade, mais uma operação em conjunto. Dessa vez, além de proporcionar a prevenção e combate à criminalidade, no município, a ação também teve como objetivo fazer o estágio operacional dos policiais militares recém ingressos na corporação, demonstrando na prática a parceria entre as forças de segurança local na prevenção do delito.
A operação contou com a participação das equipes táticas da GCM (Guarda Civil Municipal) ROMU (Rondas Municipais), Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas) e Canil, além da Força Tática da Polícia Militar.
Estiveram presentes no início da Operação Primeiro Estágio: Coronel PM Luiz Fernando Alves, Comandante do comando de Policiamento de Área Metropolitano Seis (CPA/M-6); Tenente-coronel PM Allan Marques Bueno, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar; Major-PM Fernando Ricardo Carvalho; Subcomandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Capitão PM Sérgio Vinícius Melo Vasques; Comandante da 3º Companhia da Polícia Militar; Secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva; Comandante-geral da GCM, Douglas Bispo da Silva, e Subcomandante da GCM, José Rogério Gonçalves Dourado.
O secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva, falou sobre a importância deste estágio para os soldados que estão ingressando na PM. “A importância é enorme, porque eles ganham a experiência do dia a dia nas ruas, colocam em prática tudo que aprenderam no curso de formação, a experiência nas ruas é fundamental para formar polícias capacitados. Além disso, é mais um trabalho de integração com a nossa GCM, o que facilita na execução dos trabalhos contra o crime em São Caetano”, ressaltou Lourival
O soldado PM Lohran Adriano Nascimento dos Santos, carioca de 25 anos, declarou que sempre foi seu sonho tornar-se policial. Aos 18, alistou-se no Exército Brasileiro, na Brigada de Infantaria Paraquedista e veio para São Paulo em busca da realização de seu sonho. “No Primeiro Estágio pude colocar em prática todo conhecimento absorvido no curso de formação e de fato entender o real significado de servir e proteger o cidadão”, destacou o soldado PM Lohran.