Entre os dias 24 e 26 desta semana, o CHL – Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (Rua Miguel Prisco, 286 – Centro) recebe a programação cultural “Especial Luiz Gama”. O evento gratuito faz referência à vida e obra do escritor falecido no dia 24 de agosto de 1882 e traz nomes da literatura étnico-racial para rodas de conversas, palestras e análises de obras.
O Especial começa com o debate sobre a cinebiografia de 2021 “Doutor Gama”, às 16h desta quinta-feira (24). Dirigido por Jeferson De, com César Mello, Mariana Nunes e Clara Choveaux, o longa aborda a vida do escritor, advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama, uma das figuras mais relevantes da história brasileira. Já às 18h30, o autor do livro “A Luz de Luiz”, Osvaldo Faustino, coordena um bate-papo sobre o título e a jornada do homenageado.
Na sexta-feira (25), o CHL recebe, às 18h30, Gustavo da Cruz e Cris Macena com a palestra “Quebrando barreiras: um diálogo transformador sobre o feminismo negro”. A participação é gratuita e não é necessária inscrição.
E no sábado (26), a partir das 13h, o evento se encerra com o projeto Leituras Coletivas, que desta vez traz para análise canções selecionadas pela Unicamp 2024 do cantor e poeta brasileiro, Cartola.
Leituras Coletivas – Visando instigar o interesse de jovens e vestibulandos pela literatura na Estância, a ação traz programação de leituras com títulos de lista da Unicamp e Fuvest.
Programação Especial Luiz Gama
24/08 | 16h – Doutor Gama
Debate sobre a cinebiografia de 2021, dirigida por Jeferson De, com Cesar Mello, Mariana Nunes e Clara Choveaux.
24/08 | 18h30 – A Luz de Luiz
Conversa com o autor do livro, Oswaldo Faustino. A obra aborda o espectro do abolicionista brasileiro Luiz Gama, que se apresenta para um grupo de jovens skatistas na Praça Roosevelt, em São Paulo, e convida-os para uma viagem no tempo.
25/08 | 18h30 – Quebrando barreiras: um diálogo transformador sobre o feminismo negro
Com Gustavo da Cruz e Cris Macena
26/08 | 13h às 17h – Projeto Leitura “Cartola (Canções Selecionadas)”
O Vestibular da Unicamp selecionou 10 canções do Cartola (1908-1980) para análise dos candidatos