in , , ,

Equipe Ambiental de Ribeirão Pires dá dicas de como cuidar dos pets no período de frio

Manter o animal em local coberto, com boa alimentação e com a vacinação em dia são os principais cuidados a serem tomados pelos tutores

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, alerta para os problemas relacionados ao bem-estar dos animais domésticos durante o período de frio intenso. Assim como nós, os “pets” também podem ter problemas respiratórios e de baixa imunidade.

“Precisamos ter mais atenção com nossos animais domésticos, lembrar de mantê-los sempre em locais bem abrigados de chuvas, vento e frio. Assim como nós, os animais também são acometidos por doenças respiratórias, precisamos estar atentos aos sinais para que possam receber tratamento o quanto antes”, explicou a veterinária do Departamento de Proteção à Fauna Silvestre e Bem-Estar Animal, Maria Helena Cavallari.

Os principais cuidados são:

  • Manter uma boa alimentação, o que melhora a imunidade desses animais;
  • Manter a vacinação em dia;
  • Se possível, deixe seu bichinho dentro de casa, evitando que ele fique exposto ao frio;
  • Garanta que o local de descanso dele seja quente e confortável;
  • Se for colocar roupinhas sempre escolha peças que não restrinja os movimentos dos pets;

O abandono de animais é um crime que pode render até três anos de detenção, além de multa. A secretária do Meio Ambiente, Andreza Araújo, reforçou desumanidade desse tipo de ato: “O abandono de animais nas ruas durante o inverno é uma crueldade inaceitável. Esses seres indefesos sofrem com o frio, a fome e a solidão. É nosso dever protegê-los, oferecer abrigo e buscar alternativas responsáveis. Vamos conscientizar e agir juntos para mudar essa triste realidade”

A Prefeitura de Ribeirão Pires atende denúncias de abandonos e maus-tratos nos telefones: 4824-4197 ou 97211-1112, este último também aceita mensagens via WhatsApp.

Written by Ana Silva

Copa do Mundo feminina está chegando: o que você precisa saber?

Auricchio inaugura Centro de Referência Especializado em Assistência à Mulher