in , ,

Prefeitura de São Caetano oferece atendimento de referência à população LGBTQIAPN+

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, estiveram nesta terça-feira (20/6) no ambulatório SerTrans, serviço de referência à população LGBTQIAPN+, que comemora um mês de atividade. O espaço garante atendimento seguro e humanizado, em um setor do Centro de Especialidades Médicas, no Bairro Fundação.

O serviço é porta aberta: não há necessidade de encaminhamento ou agendamento prévio para o primeiro contato. “Basta se dirigir ao acolhimento onde será feita uma triagem e o encaminhamento para a equipe de Enfermagem, que fará anamnese específica, oferta de testes rápidos e encaminhamentos necessários”, afirmou Auricchio.

“A proposta é garantir o acesso ao cuidado integral da população LGBTQIAPN+, especialmente ao público transgênero, por meio da oferta de serviços especializados e articulação com a rede de saúde e outras secretarias. No ambulatório, o paciente terá acesso a psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, médico e advogado”, complementou Regina Maura.

Hoje o ambulatório já acompanha 30 pacientes, que eram atendidos em outras unidades da rede. O espaço oferece acolhimento; orientações sobre uso do nome social e retificação de nome; atendimento médico para o processo transexualizador; atendimento psicológico individual e em grupo para os usuários e rede de apoio; atendimento nutricional individual; atendimento com assistente social; apoio jurídico; apoio à inserção no mercado de trabalho; aplicação de PIC (Prática Integrativa e Complementar).

Na Enfermagem será feito controle de sinais vitais, coleta de dados antropométricos, administração de hormônio e aplicação de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O espaço também realiza a dispensação de hormônios no processo transexualizador (farmácia do CEM); além de orientação e encaminhamento para PEP (profilaxia pós-exposição) e PREP (profilaxia pré-exposição).

Outra atividade realizada pelo SerTrans são as rodas de conversa com diversos temas: Como você se vê?, Efeitos da Hormonização, Cirurgias de Redesignação de Sexo, Vulnerabilidade da Pessoa Trans, Retificação do Nome; e as oficinas (utilização de packer, do binder, maquiagem e utilização do nome social, entre outros temas).

O ambulatório SerTrans está localizado no Centro de Especialidades Médicas, na rua Heloisa Pamplona, 269, Bairro Fundação. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Informações podem ser obtidas pelo e-mail sertrans@saocaetanodosul.sp.gov.br

Written by Agatha Fernandes

Programa Mais Luz garante iluminação de LED em 732 quilômetros de vias de São Bernardo

Ruídos subaquáticos misteriosos são detectados durante buscas pelo submarino desaparecido no Titanic