Presidente comandará o Brasil com projeto de reconstrução, união e pacificação
do país. Ele já havia sido chefe do Executivo nacional entre 2003 e 2010
Dia 01 de janeiro de 2023 está marcado na história do Brasil, pela terceira vez, Lula (PT) assumiu a presidência do país. Em seu discurso na frente de milhares de brasileiros que ocuparam a praça dos três poderes em Brasília, o presidente reforçou algumas promessas de sua campanha, como de governar para um único povo, retomar o relacionamento internacional do Brasil, cumprir os direitos iguais, combater a fome e o desmatamento na Amazônia. Em uma frase dita também em seu discurso após ser eleito, Lula (PT) reforçou neste histórico dia 01: “Não existem dois brasis. Somos um único país, um único povo, uma grande nação”. A posse do presidente Lula (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) também foi marcada por inúmeras imagens que repercutiram
no mundo, como no momento da entrega da faixa presidencial. Assim como na eleição de outubro de 2022, no primeiro dia de 2023, o povo nomeou Lula presidente. O terceiro mandato de Lula (PT) já seria histórico apenas pelo fato de ser a única pessoa eleita pelo voto
popular por três vezes como presidente do Brasil. Mas a cerimônia e o dia todo foi marcado por ações que ficaram na memória dos brasileiros.
Animais e comunidade Autista representados
Além dos representantes populares, Lula estava acompanhado de sua cachorrinha, a Resistência, que foi adotada por ele e a primeira-dama, Janja da Silva. Da ‘companheira’ também veio a ordem: não existiu salva de tiros de canhão e fogos de artifícios sonoros, uma demanda que Janja atendeu de entidades de apoio a autistas e proteção animal, sabendo dos danos que causam. Um exemplo a ser seguido.
Maior número de chefes de estado da história do Brasil e reconhecimento internacional
Compromisso de reconstrução do Brasil “É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos”, foi assim que Lula discursou no plenário do Congresso Nacional logo após ter Governo Federal tem maior número de mulheres ministras Nunca antes na história deste país” se viu tantas mulheres ministras como no terceiro mandato de Lula. Serão 11 mulheres que ocuparão uma cadeira ministerial no atual governo. Alguns nomes já eram esperados como Marina Silva (REDE) no Ministério do Meio Ambiente e Simone Tebet (MDB), que foi muito importante para o petista na campanha de 2022. Além delas, Sônia Guajajara no Ministério dos Povos Indígenas, Ana Moser no Ministério do Esporte, Anielle Franco no Ministério da Igualdade Racial, Margareth Menezes no Ministério da Cultura se destacaram nas escolhas do presidente. Também serão ministras de Lula, Daniela do Waguinho
no Turismo, Cida Gonçalves no Ministério da Mulher, Esther Dweck na Gestão e Luciana Santos na Ciência e Tecnologia. Por fi m, um dos maiores ministérios, o da Saúde será ocupado por uma mulher: Nísia Trindade, a primeira vez no Brasil que uma mulher comandará a pasta. sido nomeado presidente da República pelo presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD). O compromisso que o presidente assumiu é também uma de suas promessas de campanha, e que ele entende como uma das prioridades de seu governo. Ao todo foram 21 chefes de estado e mais de 65 delegações estrangeiras presentes na posse em Brasília. Entre eles estavam os presidentes de Portugal, Argentina, Cabo Verde, Alemanha, Colômbia, Chile, o Rei Felipe VI da Espanha, e muitos outros de todas as regiões do mundo. Além dos chefes de estados, também marcaram presença chefes de Legislativos e ministros e secretários do Executivos, além de embaixadores e encarregados de negócios. Ainda participaram no evento representantes de organizações internacionais, como a Organização das Nações Unidas.
Além das presenças, o mandato de Lula deve recolocar o Brasil novamente no cenário mundial. Um dos compromissos de Lula é fazer com que o Ministério das Relações Exteriores, comandado por Mauro Vieira, seja novamente protagonista de seu governo. Já no primeiro dia de seu governo foi possível notar o protagonismo de Lula e do Brasil no cenário internacional, mas também foi possível perceber isso no segundo dia, quando o presidente brasileiro recebeu no Itamaraty os representantes dos estados. O presidente da Alemanha já declarou que voltará a investi r no Brasil e no Fundo Amazônia, outras lideranças já confirmaram que aguardam a visita de Lula.
Promessas de ministérios cumpridas Em sua campanha à eleição, ainda em 2022, Lula prometeu dar atenção especial a alguns setores da sociedade que foram esquecidos, abandonados ou exti nguidos pelo mandato anterior. Lula reati vou o Ministério da Cultura, reformulou o Ministério da Mulher, criou os Ministérios dos Povos Indígenas e dos Direitos Humanos. A equipe ministerial de Lula está composta por 37 ministros.