Gustavo Frutuoso
A época do verão no Brasil se relaciona com as férias escolares, com isso, é natural vermos um grande número de turismo em todas as regiões do Brasil. No decorrer de toda a sua história, o Grande ABC foi uma região marcada pelo desenvolvimento e com isso, instigando o turismo pelos municípios.
Como um grande exemplo disso, é São Bernardo do Campo, com a ascensão do parque de diversões Cidade das Crianças nos anos 80 e 90, até se desenvolver e se tornar um polo industrial de destaque. Atualmente, a Cidade das Crianças continua na cidade, mas, sem a mesma empolgação de épocas passadas.
O Parque Rafael Lazzuri possui uma área de 25.000 m² que oferece um ambiente tranquilo, verde e pensado para receber pessoas das mais diferentes idades. O parque foi pensado para se adaptar com programas que contemplam o esporte, educação, recreação infantil e a cultura.
Por lá, o turista encontrará um ambiente verde, com curso d’água e uma parede de pedras que desenvolvem lindíssimas paisagens para sentar e observar com atenção. O parque fica localizado na avenida Kennedy, no bairro Anchieta.
Em Ribeirão Pires, os amantes da cultura asiática encontram no Parque Oriental uma bela opção de passeio. Localizado próximo à Mata Atlântica e às margens da Represa Billings, o parque tem a temática oriental, em decorrência da vinda de imigrantes japoneses para a cidade.
O Parque possui atrações como obras da artista plástica Izabel Vidal, que conta a história da evolução do planeta Terra em uma obra feita a partir de rochas. Além disso, o local oferece um mosaico chamado “Tributo à Paz”, que homenageia Sadako Sasaki, uma menina japonesa que sofreu com os impactos da bomba de Hiroshima.
Em São Caetano do Sul, o Espaço Verde Chico Mendes é uma atração à parte. Contando com um gigantesco espaço, o local oferece em seus 140.000 m² sete quadras poliesportivas, além quiosques, lanchonetes e um lago. O Chico Mendes é marcado também é marcado pelo seu palco coberto, onde são realizadas algumas apresentações.